O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado nesta quarta-feira, 7, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta para a importância da segurança alimentar na saúde da população. Este ano, o tema da celebração do dia é Normas Alimentares Salvam Vidas, que aborda a importância de se aplicar padrões em todos os aspectos de produção do campo à mesa.
A diretora de Vigilância Sanitária da SES-TO, Crislane Maria da Silva Bastos, explica que o oferecimento de um alimento seguro configura responsabilidade de toda uma cadeia onde se inicia nos produtores e finaliza até os consumidores. "Toda a fiscalização no processo de produção dos órgãos fiscalizadores, assim como o manuseio adequado de quem prepara o alimento podem prevenir a maioria das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), que são aquelas causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados”.
A técnica complementa que a segurança dos alimentos é fundamental para os objetivos do desenvolvimento sustentável global. “Um alimento seguro possibilita o atendimento às necessidades nutricionais, evitam o adoecimento e contribuem para uma vida ativa e saudável”.
Atuação da SES-TO
A SES-TO, por meio da Vigilância Sanitária de Alimentos, realiza ações de gestão que visam garantir a oferta de alimentos seguros conforme normas sanitárias, à população, com atividades nos municípios. As normas alimentares podem ser estabelecidas por órgãos governamentais envolvidas no controle sanitário de alimentos e têm como objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir que os alimentos sejam seguros, saudáveis e de alta qualidade.
A Vigilância Sanitária tem papel fundamental, pois verifica o cumprimento das normas por meio da fiscalização sanitária e também em ações de monitoramento, como também promove a divulgação e adesão às normas alimentares em ações educativas com setor regulado e população. Atualmente, o controle sanitário dos estabelecimentos produtores de alimentos de origem vegetal no Estado do Tocantins é realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA) e pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais.
A DVISA desenvolve inúmeras ações para o controle sanitário de alimentos, dentre fiscalização sanitária em estabelecimentos produtores de alimentos; capacitações destinadas às vigilâncias sanitárias municipais que também atuam no controle sanitário de alimentos no âmbito municipal; análise de rotulagem de alimentos; ações educativas para a população e setor regulado sobre produção, armazenamento e transporte de alimentos; participação em programas de monitoramento de alimentos; investigação de surtos de origem alimentar a DTHA.
Vigilância sanitária de alimentos
Em 2022, foram realizadas 38 inspeções em indústrias e processadoras de alimentos e serviços de alimentação em unidades hospitalares e 82 coletas de amostras dos programas nacionais e estaduais de monitoramento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA), Programa Nacional de Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo (Pró-Iodo) e uma investigação de surto de doenças transmitidas por alimentos em conjunto com a Visa municipal.
Em 2023, até maio foram realizadas 20 inspeções em indústrias, processadoras de alimentos e serviços de alimentação e nutrição em unidades hospitalares e 17 coletas de amostras dos programas nacionais e estaduais de monitoramento.
Metas da vigilância
Na Programação Anual de Saúde (PAS) de 2023, a DVISA-TO tem em sua programação inspeções sanitárias em empresas do ramo alimentício; 100 coletas de amostras de produtos sujeitos à vigilância sanitária; 40 análises de rotulagem de alimentos dentre outras envolvendo a intervenção no risco sanitário, com ações realizadas do Pró Consumidor com o Ministério Público Estadual e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins ((Adapec), nos comércios das cidades do Estado do Tocantins, e investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas