A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (1ª DEIC - Palmas), recebeu uma menção de elogio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pelo apoio e atuação durante a deflagração de mais uma fase da Operação Fim da Linha. A operação conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi realizada do Oiapoque ao Chuí, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de crimes diversos e que tem ramificações em vários estados Brasileiros, inclusive no Tocantins.
A menção elogiosa foi feita em nome do diretor de Operações Integradas e de Inteligência DIOPI/Senasp/Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegado RomanoCosta, e do coordenador-geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado, delegado CarlosBock.
Na oportunidade, as autoridades policiais do estado do sul do Brasilagradecerama participação e o apoio dos colegas da Polícia Civil do estado do Tocantins, que são os responsáveis pela execução do Projeto Mosaico (Modernização de Operações de Segurança Pública com Autonomia e Integração para o Combate a Organizações Criminosas) e que, neste ato, apoiam a presente operação da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul.
Ação em Palmas
Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 7, as equipes da 1ª DEIC, que é ligada a Diretoria de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), deram cumprimento a mandado de busca e apreensão em uma residência, no plano diretor da capital, no sentido de localizar, uma camionete, modelo S10, bem como armas, drogas e um indivíduo que faz parte de uma organização criminosa, que atua, em várias cidades do Rio Grande do Sul praticando os crimes de tráfico de drogas, contrabando de cigarros, e armas de fogo.
Operação de alcance nacional
Nesta quarta-feira, 7, a operação Fim da Linha, que é realizada pela Polícia Civil da cidade de Passo Fundo (RS), objetivou dar cumprimento à 403 mandados de busca e apreensão, além de busca e apreensão de 187 veículos, sete embarcações e nove aeronaves, além de quatro mandados de prisão contra indivíduos, investigados pela operação, sendo que as buscas foram realizadas em 113 municípios de 23 estados da federação, incluindo o Tocantins.
Com o aprofundamento das investigações, a PC-RS descobriu que os integrantes da organização criminosa são ligados a duas facções que atuam no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, e estariam lavando o dinheiro obtido com os crimes acima mencionados em vários estados, adquirindo veículos, imóveis, aeronaves e embarcações.
Além do cumprimento do mandado de busca, as equipes da 1ª DEIC de Palmas, também realizaram outras incursões que serão intensificadas a fim de subsidiar as investigações da PC-RS, para a total desarticulação da organização criminosa.
Para o delegado-chefe da 1ª DEIC, Evaldo de Oliveira Gomes, o recebimento da menção elogiosa significa o reconhecimento dos trabalhos efetuados pela Polícia Civil no combate ao crime e às organizações criminosas. “A operação Fim da Linha representa um avanço nas ações nacionais de integração no âmbito da Polícia Judiciária Estadual, uma vez que consolida-se a união das Polícias Civis Estaduais, no sentido de combater o crime e integrar ainda mais as forças de todos os estados, com apoio da Senasp e do Ministério da Justiça”, enfatizou.
O diretor da Dracco, delegado Afonso José Azevedo de Lyra Filho, ressaltou que a menção de elogio representa também um estímulo a mais no combate à criminalidade. O diretor também frisou que a Polícia Civil do Tocantins está sempre à disposição das instituições policiais dos demais estados da federação e da Senasp, a fim de contribuir para a localização de criminosos e apreensão de produtos ilícitos."Recebemos o elogio com serenidade e muita satisfação, pois trata-se de uma operação muito importante que visa desmantelar uma grande organização criminosa. Assim, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª DEIC de Palmas, prestou hoje esse apoio para a PC-RS, visando o bem comum que é o combate aos crimes praticados em todo o território nacional, e que também tem ramificações no nosso estado do Tocantins”, explicou o delegado Afonso.
Apenas para contextualizar, o Projeto Mosaico tem por objetivo geral incentivar a desarticulação de organizações criminosas por meio de investigações criminais, especialmente investigações financeiras e patrimoniais, direcionadas à sua descapitalização, bem como a atuação em rede e integrada dos profissionais dedicados à essas investigações e a recuperação de ativos, propiciando ciclo virtuoso na reversão dos ativos criminosos às Polícias.
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva