Quinta, 25 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
24°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Secretaria Nacional da Segurança Pública agradece apoio da 1ª DEIC de Palmas na Operação Fim da Linha

Ações ocorreram simultaneamente no Rio Grande do Sul e mais 22 Estados da Federação

07/06/2023 19h15
Por: Fonte: Secom Tocantins
1ª DEIC participou ativamente da operação Fim da Linha - Foto: SSP/Governo do Tocantins
1ª DEIC participou ativamente da operação Fim da Linha - Foto: SSP/Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (1ª DEIC - Palmas), recebeu uma menção de elogio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pelo apoio e atuação durante a deflagração de mais uma fase da Operação Fim da Linha. A operação conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi realizada do Oiapoque ao Chuí, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de crimes diversos e que tem ramificações em vários estados Brasileiros, inclusive no Tocantins.

A menção elogiosa foi feita em nome do diretor de Operações Integradas e de Inteligência DIOPI/Senasp/Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegado RomanoCosta, e do coordenador-geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado, delegado CarlosBock.

Continua após a publicidade

Na oportunidade, as autoridades policiais do estado do sul do Brasilagradecerama participação e o apoio dos colegas da Polícia Civil do estado do Tocantins, que são os responsáveis pela execução do Projeto Mosaico (Modernização de Operações de Segurança Pública com Autonomia e Integração para o Combate a Organizações Criminosas) e que, neste ato, apoiam a presente operação da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul.

Ação em Palmas

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 7, as equipes da 1ª DEIC, que é ligada a Diretoria de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), deram cumprimento a mandado de busca e apreensão em uma residência, no plano diretor da capital, no sentido de localizar, uma camionete, modelo S10, bem como armas, drogas e um indivíduo que faz parte de uma organização criminosa, que atua, em várias cidades do Rio Grande do Sul praticando os crimes de tráfico de drogas, contrabando de cigarros, e armas de fogo.

Operação de alcance nacional

Nesta quarta-feira, 7, a operação Fim da Linha, que é realizada pela Polícia Civil da cidade de Passo Fundo (RS), objetivou dar cumprimento à 403 mandados de busca e apreensão, além de busca e apreensão de 187 veículos, sete embarcações e nove aeronaves, além de quatro mandados de prisão contra indivíduos, investigados pela operação, sendo que as buscas foram realizadas em 113 municípios de 23 estados da federação, incluindo o Tocantins.

Com o aprofundamento das investigações, a PC-RS descobriu que os integrantes da organização criminosa são ligados a duas facções que atuam no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, e estariam lavando o dinheiro obtido com os crimes acima mencionados em vários estados, adquirindo veículos, imóveis, aeronaves e embarcações.

Além do cumprimento do mandado de busca, as equipes da 1ª DEIC de Palmas, também realizaram outras incursões que serão intensificadas a fim de subsidiar as investigações da PC-RS, para a total desarticulação da organização criminosa.

Para o delegado-chefe da 1ª DEIC, Evaldo de Oliveira Gomes, o recebimento da menção elogiosa significa o reconhecimento dos trabalhos efetuados pela Polícia Civil no combate ao crime e às organizações criminosas. “A operação Fim da Linha representa um avanço nas ações nacionais de integração no âmbito da Polícia Judiciária Estadual, uma vez que consolida-se a união das Polícias Civis Estaduais, no sentido de combater o crime e integrar ainda mais as forças de todos os estados, com apoio da Senasp e do Ministério da Justiça”, enfatizou.

O diretor da Dracco, delegado Afonso José Azevedo de Lyra Filho, ressaltou que a menção de elogio representa também um estímulo a mais no combate à criminalidade. O diretor também frisou que a Polícia Civil do Tocantins está sempre à disposição das instituições policiais dos demais estados da federação e da Senasp, a fim de contribuir para a localização de criminosos e apreensão de produtos ilícitos."Recebemos o elogio com serenidade e muita satisfação, pois trata-se de uma operação muito importante que visa desmantelar uma grande organização criminosa. Assim, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª DEIC de Palmas, prestou hoje esse apoio para a PC-RS, visando o bem comum que é o combate aos crimes praticados em todo o território nacional, e que também tem ramificações no nosso estado do Tocantins”, explicou o delegado Afonso.

Apenas para contextualizar, o Projeto Mosaico tem por objetivo geral incentivar a desarticulação de organizações criminosas por meio de investigações criminais, especialmente investigações financeiras e patrimoniais, direcionadas à sua descapitalização, bem como a atuação em rede e integrada dos profissionais dedicados à essas investigações e a recuperação de ativos, propiciando ciclo virtuoso na reversão dos ativos criminosos às Polícias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.