Segunda, 10 de Novembro de 2025
(63)99208-1634
24°

Tempo nublado

Palmas, TO

Saúde Reforço na saúde

Hemorrede Tocantins ganha reforços dos Super Servidores estaduais

A ação é uma parceria entre a SES-TO e a SECAD-TO, a qual disponibiliza uma unidade de coleta móvel, na praça dos girassóis, das 8h às 17h

19/04/2023 11h31 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Erlene Miranda/Governo do Tocantins
Foto: Erlene Miranda
Foto: Erlene Miranda

Cientes da importância da doação de sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (SECAD-TO) realiza na quarta-feira, 19 e na quinta-feira, 20, das 8h às 17h, coletas de sangue e cadastro de medula óssea. A ação faz parte do projeto ‘Super Servidor’, promovido pela Administração, que conta com a unidade móvel da Hemorrede do Tocantins, estacionada em frente à Pasta.

A assistente social no setor de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Doroteia Severino, explicou que esse projeto é realizado desde de 2022. “Essa parceria é feita desde o ano passado, onde tivemos muito êxito, pois muitos servidores aderiram. Essas ações externas são maravilhosas para a Hemorrede e quando a população e os servidores aderem fazem muita diferença. Lembramos que uma doação pode salvar até quatro vidas”.  

Continua após a publicidade

Segundo a diretora da Junta Médica Oficial do Tocantins/SECAD-TO, Márcia Barros Varão, “a cooperação com a Hemorrede Tocantins será rotineira e no ano passado foram coletadas 41 bolsas de sangue. Estamos alinhando para que essa parceria aconteça três vezes ao ano. Hoje, a Secretaria da Fazenda vestiu a camisa conosco e está solicitando para que os servidores participem dessa campanha”.

A diretora acrescentou que “nós decidimos auxiliar o hemocentro, pois a junta médica era sempre vista com um olhar cartorial, setor que só concedia benefícios e não tinha um olhar holístico. Então, o nosso gestor, pediu para que nós voltássemos a ter um olhar mais assistencial”.

Para o servidor público, Daniel Maciel Morais, “a coleta externa facilita o acesso aos doadores. Eu já sou doador há quatro anos, e ter essa captação aqui é mais cômodo e consigo incentivar meus colegas a também doar”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.