Nesta terça-feira, 20, é celebrado Dia Nacional do Teste da Linguinha, exame que possibilita diagnosticar precocemente e indicar o tratamento das limitações dos movimentos da língua dos bebês. Os testes são realizados pelos fonoaudiólogos em todas as maternidades geridas pelo Governo do Tocantins e na maior maternidade pública do Tocantins, Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), foram realizados, em 2022, 5.367 testes e até maio de 2023 já foram feitos 2.398.
A fonoaudióloga Paula Malcher Pimentel do Couto ressalta que o exame é obrigatório nas maternidades desde 2014 com a Lei nº 13.002. “Desde que se tornou obrigatório realizamos o exame no hospital, que ajuda a evitar problemas de sucção do bebê, que se não detectados pode prejudicar na amamentação ou na fala da criança. Sendo necessário detectar precocemente”.
Segundo a profissional, o exame deve ser feito entre 24 e 48 horas de vida da criança. “Depois da triagem feita pelo fonoaudiólogo, caso seja avaliado que o bebê tem alteração no frênulo, ele é encaminhado para o cirurgião-dentista da unidade para realizar um pique, que é um pequeno corte, com anestesia local. Depois do procedimento realizamos uma reavaliação do paciente”.
A mamãe Letícia dos Santos teve seu primeiro bebê, o pequeno José Santos, na quinta-feira, 15, e não sabia do teste da linguinha. “Eu já tinha ouvido falar apenas dos testes da orelhinha e pezinho, não sabia que tinha este, que verifica se o bebê tem a língua presa. Hoje meu bebê já fez o teste da linguinha e está tudo normal”.
Teste da linguinha
O teste da linguinha é um exame em que se verifica se há uma alteração no frênulo (membrana que conecta a língua ao assoalho da boca), deve ser realizado por profissionais de saúde em todas as maternidades no país.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas