A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta segunda-feira, 19, o treinamento de vigilância em saúde para identificação e controle de escorpiões. A capacitação tem o objetivo de qualificar os profissionais de vigilância em saúde do estado do Tocantins, para a estruturação do programa para controle e manejo de escorpiões.
A capacitação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) e tem parceria com o Ministério da Saúde. O treinamento ocorrerá em cinco dias, 19 a 23 de junho, divididos em aulas teóricas e práticas. A parte teórica inclui a exposição do conteúdo do manual de controle de escorpiões e os conceitos básicos de taxonomia para identificação das espécies. Já a parte prática inclui a aula de campo, onde as técnicas de manejo ambiental são aplicadas em áreas de ocorrência de escorpiões para captura e adequação do ambiente para evitar a ocorrência de escorpiões.
De acordo com a diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, de 2020 a 2022, o Tocantins registrou 5.440 casos de acidentes com escorpiões, registrados em 15 municípios. Araguaína, Palmas e Porto Nacional são os municípios que mais registram acidentes com o animal.
“O curso busca a ampliação da vigilância de acidentes por escorpiões por meio da busca ativa e passiva nos municípios. É necessária a estruturação dos laboratórios de entomologia e desenvolvimento de ações de vigilância em saúde, incluindo educação em saúde e manejo ambiental para controle e manejo de escorpiões”, ressaltou a diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória Maia.
Para a agente de endemias laboratorista do município de Palmeirópolis-TO, Gleice Garcia, o curso é muito importante para o controle e a identificação do vetor. “Para nós, da vigilância epidemiológica do município, as experiências obtidas aqui nos darão subsídios para trabalhar novos procedimentos no controle e na identificação do vetor, principalmente na nossa cidade que a recorrência da espécieTityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo é muito alta, essas orientações são fundamentais para que possamos orientar a nossa população e os demais envolvidos no serviço de saúde da nossa cidade”, enfatizou.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas