Terça, 16 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
35°

Tempo limpo

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate uso da Cannabis para fins medicinais

flapas/DepositPhotos Pesquisas demonstram eficácia da cannabis medicinal A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara do...

29/06/2023 07h45
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Pesquisas demonstram eficácia da cannabis medicinal - (Foto: flapas/DepositPhotos)
Pesquisas demonstram eficácia da cannabis medicinal - (Foto: flapas/DepositPhotos)

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (29), o uso da cannabis para fins medicinais. A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que pediu o debate, destaca que estudos e pesquisas científicas vêm demonstrando, nos últimos 40 anos, a eficácia da utilização da cannabis medicinal para o tratamento de sintomas ou de efeitos colaterais indesejados na terapêutica de várias doenças.

Dentre essas doenças, ela cita: doença de Alzheimer, epilepsia, autismo infantil, doença de Parkinson, artrite, fibromialgia, esquizofrenia, náuseas, carcinoma, depressão, esclerose, fobia social, etc.

Continua após a publicidade

"Apesar de atualmente ser classificada como droga para efeitos penais, as suas propriedades medicinais continuam a existir e deveriam ser adequadamente exploradas. Algumas moléstias podem ser tratadas com sucesso, de modo mais eficaz e seguro, em relação a outras drogas que não apresentam respostas satisfatórias perante determinados casos clínicos", afirma Sâmia Bomfim.

Foram convidados, entre outros:
- a presidente da Cultive Associação de Cannabis e Saúde, Cidinha Carvalho;
- representante da Associação Flor da Vida; e
- o neurocientista, biólogo e professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 9.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.