O total de automóveis emplacados no primeiro semestre deste ano foi de 733.442 unidades, superando em 7,37% o volume da primeira metade de 2022. De acordo com balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgado hoje (4), o acumulado do ano passado contabilizava 683.129 unidades desse tipo de veículo.
Quanto a essa categoria de veículo, de maio para junho deste ano, houve um aumento de 11,41%, passando 127.478 para 142.017 emplacamentos. Ao se comparar o resultado de junho deste ano com o de 2022, constata-se também um crescimento de 6,33%.
No levantamento da entidade, destacam-se duas quedas significativas, quando se confrontam dados de junho de 2022 e junho de 2023. A maior delas, de 28,86%, diz respeito a emplacamentos de caminhões. A segunda, de 21,84%, é referente aos segmentos de caminhões e ônibus.
Em movimento contrário, estão os comerciais leves e as motocicletas. Fazendo-se a mesma comparação, entre junho do ano passado e deste ano, tiveram variação positiva de 18,19% e 16,09%, respectivamente.
Para o presidente da entidade, Andreta Júnior, o incentivo do governo federal fez com que o segmento de automóveis "voltasse a bater o coração", mas é necessário se pensar medidas de forma mais ampla, para que o bom desempenho do setor se sustente. Ele disse ainda que a Fenabrave irá entregar ao governo uma proposta nesse sentido, em breve.
Economia Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 23 milhões
Economia CNPJ de autônomos, prestadores e produtores rurais é adiado para 2027
Economia Brasil avalia que tarifaço dos EUA foi politizado mirando eleições
Economia Dívida Pública sobe 2,66% em maio e supera R$ 9 trilhões
Economia Gasto com pessoal supera teto da LRF na Paraíba e Rio Grande do Norte
Economia Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 36°
Tempo limpo