Quinta, 18 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
36°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Secretaria promove discussão sobre orçamento voltado para as mulheres

Vinícius Loures/Câmara dos Deeputados Maria Rosas, procuradora da Mulher A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (...

20/04/2023 18h45
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Maria Rosas, procuradora da Mulher - (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deeputados)
Maria Rosas, procuradora da Mulher - (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deeputados)

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (25), conferência com o tema “Políticas públicas e orçamento sensíveis aos direitos das mulheres como porta de entrada para a boa governança pública: pensando a agenda legislativa à luz dos princípios da OCDE”. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem trabalhado e oferecido conceitos e metodologias para a implantação de políticas públicas e elaboração de orçamentos na perspectiva dos direitos das mulheres.

De acordo com a procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), a Secretaria da Mulher tem atuado para "promover debates em torno da capacitação dos mandatos, com o objetivo de qualificar colaboradores que atuam na área orçamentária para um melhor planejamento orçamentário voltado às políticas públicas para mulheres."

Continua após a publicidade

Para falar sobre o tema, foi convidada a consultora de Orçamento do Senado Federal Rita de Cássia Leal, uma das responsáveis pela elaboração do Painel Orçamento Mulher e integrante da Rede Orçamento Mulher. A consultora defende o protagonismo do Legislativo na definição do orçamento voltado às mulheres e recomenda que o Parlamento adote medidas para que a governança orçamentária “convirja para as melhores práticas internacionais preconizadas sobre o assunto”. O evento pretende promover debate sobre a seguinte questão: de que modo a agenda legislativa pode induzir essas inovações institucionais a partir da perspectiva de gênero?.

O evento será realizado das 10 às 12 horas, no Auditório Freitas Nobre, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.