Para prevenir a propagação do fogo no período de estiagem, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada estão suspensas em todo território tocantinense no período de 20 de julho a 30 de outubro de 2023. A medida consta da Portaria nº 101/2023/Naturatins/Gabin, publicada no Diário Oficial nº 6.369, da última sexta-feira, 14, pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A Portaria emitida não se aplica às ações de prevenção e combate a incêndios florestais desenvolvidas nas unidades de conservação e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins, bem como atividades para fins educacionais e as de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas.
A publicação da Portaria atende os preceitos constitucionais de todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a proteção da fauna e flora e acontece todos os anos neste período de estiagem, onde, historicamente, existe o risco de incêndios se manifestarem na vegetação seca do Cerrado, caracterizando alto risco ambiental.
Consulte aqui a Portaria, páginas 57 e 58.
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas