Entre 12 e 21 de julho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do Programa de Capacitação em Regulação Econômica para o setor de saneamento e recursos hídricos promovido pelo Public Utilities Research Center (PURC sigla em inglês), da Universidade da Flórida, em Gainesville, Estados Unidos. O treinamento foi ministrado para servidores da Agência com carga horária total de 50 horas. O Programa teve como objetivo estimular o aprofundamento dos conceitos e práticas relacionados à regulação tarifária de serviços de infraestrutura, mais especificamente saneamento básico, e valoração da água.
O programa teve segmentos práticos e estratégicos. O estratégico, durou três dias, e abordou discussões sobre: economia, política da valoração da água, análise financeira para recursos hídricos, governança dos recursos hídricos, incorporação de metas e objetivos nacionais na política de valoração.
Já no segmento prático, que teve cinco dias, foram discutidos os seguintes pontos: elementos de um sistema de valoração hídrica, desenvolvimento de sistemas de informação e contabilidade para tarifação, mensuração de custos financeiros, econômicos e preços sombra; fundamentos econômicos para formação de tarifa, desafios práticos na atribuição de preços, entre outros.
Participaram do evento, representando a instituição, a diretora da Agência Ana Carolina Argolo; o secretário-geral, Nazareno Marques; a coordenadora de gabinete de diretor, Tauana Monteiro; o superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Felipe Tavares; a coordenadora da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Mayara Lima; e o coordenador de Estudos Econômicos, Marcelo Araújo.
Também estão no treinamento, os especialistas em regulação de recursos hídricos e saneamento básico, Márcio Nóbrega e Eduardo Passeto; a superintendente de regulação de saneamento básico, Cíntia Leal o coordenador de Regulação Tarifária, Renê Gontijo; a analista administrativo, Evânia Costa; o economista, Michael Sanches; o superintendente adjunto de Regulação de Serviços Hídricos e Segurança de Barragens, Leandro Mendes; o procurador federal Paulo Aílton; além do coordenador de Mediação, Conciliação e Arbitragem, Paulo Magaldi Netto.
Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Natália Sampaio
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
Geral Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
Geral Mulheres veem no Natal a data para deixar a saudade e unir a família
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas