As atividades do Programa de Inclusão Sociopolítica, promovido pela Justiça Eleitoral do Tocantins em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), tiveram início nessa segunda-feira, 31, e vão até sexta-feira, 4, na região da Ilha do Bananal. Os papiloscopistas do Instituto de Identificação realizam a emissão das carteiras de identidade para os indígenas da área.
Os atendimentos começaram na Aldeia Fontoura e, somente no primeiro dia, foram realizados mais de 260 atendimentos. A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Tonon, ressalta que a ação tem o intuito de atender o maior número de indígenas possível. "As atividades se estenderão ao longo de toda a semana, com atendimentos nas aldeias Santa Izabel e Macaúba, também localizadas na Ilha do Bananal. Nosso objetivo é garantir a cidadania ao maior número de indígenas possível", destaca.
O secretário estadual da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, reforçou a importância do programa para os povos originários. "É sabido que os povos originários enfrentam maior dificuldade de acesso à informação, então essa iniciativa da Justiça Eleitoral é de extrema importância, pois vai proporcionar um atendimento abrangente, facilitando o acesso a serviços essenciais e contribuindo para o bem-estar da população atendida", ressaltou.
Essa ação é realizada em conjunto com diversos parceiros, como as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Receita Federal, a Defensoria Pública Estadual do Tocantins (DPE-TO), o Exército, o Cartório de Registro Civil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas