A digitalização dos serviços públicos do estado, uma das prioridades na gestão do governador Wanderlei Barbosa, ganhará força com a participação do estado na construção da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), idealizada pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). O lançamento da ENGD ocorreu nesta quarta-feira, 2, em Brasília, e contou com a participação do secretário de Estado da Administração/TO, Paulo César Benfica, e do secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini.
O MGI tem como objetivo desenvolver colaborativamente um conjunto de recomendações estratégicas para impulsionar a transformação digital na administração pública, visando aprimorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos no país ao longo dos próximos quatro anos. Por meio do EGND, o Governo Federal vai promover uma integração federativa que favoreça a melhor experiência da sociedade na interação com os governos.
O secretário da Administração do Tocantins, Paulo César Benfica, reforça que o Tocantins já se encontra em meio a um processo de transformação digital. O gestor destacou que essa transformação, determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, pode ser evidenciada pela recente missão oficial do governo do Tocantins à Estônia, país que é referência mundial em digitalização de serviços públicos.
“O governador Wanderlei Barbosa tem como objetivo a implementação da transformação digital para facilitar a vida dos cidadãos tocantinenses, proporcionando maior economia, transparência, eficiência e, acima de tudo, promovendo a inclusão digital como fator chave nesse processo de transformação. O Tocantins tem avanços recentes como, por exemplo, o sistema de posse de novos servidores que passou a ser online, desde abril deste ano. Há muito a ser feito, mas hoje o estado já é o líder da região norte em uma esfera de serviço digital”, afirma o secretário.
O evento destacou pontos como as relações humanas com a transformação digital, enfatizando aos gestores a importância de reconhecer que a tecnologia, isoladamente, não é capaz de mudar o mundo, mas ela é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. O secretário Carlos Manzini afirmou que esse é o nível de compreensão do assunto que o governo do Tocantins tem buscado para atingir ao que o governador Wanderlei Barbosa tem determinado, que é a excelência em governo digital.
"Um exemplo dessa busca do governador Wanderlei Barbosa por realizar a transformação digital do Tocantins com mais alto nível de seriedade, foi a iniciativa de levar um grupo gestor a Estônia e a Finlândia, países que são referência mundial no assunto, onde conhecemos toda a tecnologia, soluções e avanços que esses países já conquistaram. Vários sistemas do Tocantins já estão informatizados, digitalizados e essa transformação é perene", comenta o secretário Paulo César Benfica.
Construção da ENGD
A ENGD vai simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos por meio da oferta de serviços digitais mais seguros e de maior qualidade. A construção está sendo conduzida de forma colaborativa, participativa e engajada, envolvendo diversos atores do setor público e da sociedade. Nos meses de agosto, setembro e outubro, representantes do MGI promoverão oficinas em todas as cinco regiões do país para ouvir gestores estaduais e municipais, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral. Essas oficinas visam coletar iniciativas, modelos e projetos que possam ampliar a oferta de serviços digitais em todo o Brasil.
Ao final do processo, o Governo Federal, Estadual e Municipal terão uma visão única e integrada do processo de digitalização de serviços públicos, focada em oferecer serviços digitais cada vez mais eficientes, seguros e transparentes. Isso possibilitará a melhoria da experiência do usuário ao interagir com o Governo por meio da tecnologia, beneficiando a população tocantinense e de todo o país. A iniciativa também fortalecerá a governança digital e a modernização dos serviços públicos em todos os níveis de Governo.
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
Geral Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas