Quarta, 15 de Outubro de 2025
(63)99208-1634
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Educação Educação

Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho desenvolve atividades alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Unidade de Gurupi evidencia possibilidades de acessibilidade para o ensino de ciências e química aos estudantes surdos

24/04/2023 20h07
Por: Redação Fonte: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
Divulgação Seduc/Governo do Tocantins
Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

 A Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho organizou no espaço maker da unidade, uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorado nesta segunda-feira, 24. O objetivo da ação foi evidenciar as possibilidades de acessibilidade para o ensino de ciências e química aos estudantes surdos da unidade. 

A ação idealizada e organizada pelo assessor de currículo de Ciências da Natureza, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, Frankinaldo Pereira Lima, foi direcionada aos estudantes surdos, ouvintes, intérpretes de Libras e professores, tendo como principal objetivo trabalhar com uma didática acessível e eficaz. 

Continua após a publicidade

“Evidenciamos as possibilidades de acessibilidade para o ensino, especificamente de ciências e química, como por exemplo, o jogo de Batalha Naval Química, Libras da Tabela Periódica, Baralho Químico e Sinalário com Terminologia de Ciências e Química em Libras. Há também interdisciplinaridade e interação entre educandos surdos e não surdos”, destacou Frankinaldo. 

Conforme explica a assessora da Educação Especial da DRE de Gurupi, Ludimilla Ramos Bezerra, a educação especial é um direito das pessoas com deficiência. “Nosso principal objetivo é garantir o direito fundamental que é o acesso à educação de qualidade. A utilização da Língua de Sinais é uma forma de viabilizar o acesso das pessoas surdas no meio escolar. Além disso, podemos contribuir para a valorização e reconhecimento da cultura surda”. 

Para a diretora da Escola Ary Ribeiro Valadão Filho, Alana Linhares, o Dia Nacional da Libras deve ser lembrado e valorizado constantemente. “Data importante para conscientizar a sociedade e a comunidade escolar sobre a importância da inclusão dos estudantes surdos, para que assim eles se sintam capazes, como de fato são, e pertencentes à escola. Dessa maneira contribuímos para que educandos e ouvintes entendam a importância de acolhê-los e aprendam também com as diferenças dos colegas”. 

Comemoração 

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Em 22 de dezembro de 2005, o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.