O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com o intuito de promover a troca de experiências e aprendizados em manejo de fauna silvestre sob cuidado humano, realiza aSemana Silvestre, no período de 14 a 18 de agosto, no auditório do Igeprev. A ação é promovida pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), por meio de sua Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade (GPIB).
Além do público interno do órgão ambiental, participam da programação instituições parceiras como universidades com as quais foram firmados Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Guarda Metropolitana, o Corpo de Bombeiros (CBMTO) e os empreendimentos de fauna.
Entre os temas que serão abordados estão o monitoramento de Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) e monitoramento de espécies ameaçadas como pato-mergulhão, ariranha e os daSuperordem Xenarthras(preguiças e tamanduás e tatus).
A coordenadora do Centro de Fauna (Cefau) do Naturatins, Samara Almeida, detalha que a abordagem sobre a reabilitação, soltura e monitoramento de psitacídeos (papagaios, periquitos e araras vítimas do tráfico de animais silvestres) será ministrada pela equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, de Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Na sexta-feira, a programação da semana será concluída com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, com enfoque na Febre do Nilo Ocidental, suas características gerais, fluxos de notificação e coletas de amostras. Histórico, sistema de vigilância da Febre do Nilo Ocidental no Brasil e a implantação do SISS-Geo SUS, e ainda a situação epidemiológica e fluxos de notificação da infecção viral no Tocantins”, explicou a bióloga Samara Almeida.
Tocantins Governo do Tocantins fortalece a educação pública com investimentos em infraestrutura e valorização dos servidores com foco na melhoria da aprendizagem
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Portos e Aeroportos MPor e Marinha do Brasil reforçam o acesso à saúde pública por meio das hidrovias na Amazônia
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas