A Enegisa empresa concessionaria do fornecimento de energia no Tocantins, emitiu nota esclarecendo sobre o apagão que atingiu todo o Estado na manhã desta terça-feira, 15. Segundo a empresa houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil.
"A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema. A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa."