Segunda, 10 de Novembro de 2025
(63)99208-1634
29°

Tempo nublado

Palmas, TO

Saúde Cirurgias Seletivas

Em menos oito meses, o Tocantins já realizou mais de 10 mil cirurgias eletivas

Os números deste ano já correspondem a 93.49% do número total de cirurgias realizadas no ano de 2022

15/08/2023 18h12
Por: Redação Fonte: Secom - TO
Foto: Aldenes Lima - Governo do Tocantins
Foto: Aldenes Lima - Governo do Tocantins

“É muito gratificante ser beneficiada com uma cirurgia eletiva. Eu estou muito feliz e sem dores! Fui muito bem tratada e isso tudo me emociona demais, porque aqui o SUS funciona e isso é muito bom! Ainda saí de lá com um brinde lindo”. Essa é a fala da Antônia Cavalcante de Souza, de 68 anos e moradora do município de Goianorte. Ela é uma das 10.008 pessoas atendidas com cirurgias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das ações do Governo do Tocantins.

O número realizado em 2023, já corresponde a 93.49% do número de cirurgias realizadas no ano de 2022 (10.704). Somente na última semana (07 a 13 de agosto), 267 pessoas beneficiadas, nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Em 21 meses de trabalho, a atual gestão já tirou 21.888 pessoas, que aguardavam por uma cirurgia.

Continua após a publicidade

Os procedimentos atendem pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação (CER),  por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins; na rotina hospitalar dos hospitais estaduais; por meio de convênio com municípios e nos hospitais privados, credenciados.

O secretário interino, da Saúde, Paulo César Benfica Filho, comentou sobre como depoimentos como estes refletem a importância do trabalho realizado pelas equipes da SES-TO. “Dar prosseguimento a esse trabalho solicitado pelo Governador Wanderlei Barbosa reflete a importância que a gestão dar, para a transformação da vida dos tocantinenses. Estas pessoas recebem, com o procedimento cirúrgico, a qualidade de vida necessária para voltar à sua vida produtiva e mais que isso, poder desfrutar do convívio familiar sem os problemas que a doença causa. Agradeço a todos os profissionais que não medem esforços para o crescimento da produção destes atendimentos”.  

Outra paciente que teve a história mudada após o procedimento foi a Daiane da Mota Rigo, moradora de Cachoeirinha. “Só tenho a agradecer pelo trabalho realizado nessa cirurgia feita por excelentes profissionais! Há anos sonho com essa cirurgia e finalmente trabalhei para agilizar ela. Gostaria de agradecer em nome do nosso governador do Estado, Wanderlei Barbosa e à Secretaria da Saúde e toda a equipe do Hospital Geral de Augustinópolis, que realizaram meu sonho”.

“A gente fica feliz por estar cada vez mais ajudando a população, ajudando aqueles que precisam que há alguns anos vinham sofrendo com dores, e incômodos, e agora graças ao empenho de toda a equipe da SES, estamos conseguindo ajudar essas pessoas a ter uma qualidade de vida! Isso nos deixa muito felizes como equipe do Governador Wanderlei Barbosa e nosso secretário de Saúde, Paulo César Benfica Filho”, disse o diretor geral do Hospital Regional de Guaraí, Cláudio Reis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.