Sexta, 26 de Dezembro de 2025
(63)99208-1634
30°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Lojas agropecuárias devem ter autorização da Adapec para comercializar vacina antiaftosa em estoque para outros estados

Vacinação foi suspensa no Tocantins, portanto, os lojistas têm até o dia 21 de abril para solicitar a comercialização do estoque para estados que estão vacinando

14/04/2023 17h17
Por: Fonte: Secom Tocantins
Lojas devem apresentar requerimento formal à Adapec até o dia 21 de abril - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins
Lojas devem apresentar requerimento formal à Adapec até o dia 21 de abril - Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), publicou no Diário Oficial dessa quinta-feira, 13, a Instrução Normativa (IN) n° 03, de 11 de abril de 2023, que dispõe sobre os procedimentos para autorização de comercialização de vacinas contra a febre aftosa a outros estados da federação com vacinação regular, uma vez que, no Tocantins, devido à suspensão da vacinação estão proibidos o uso e a comercialização do produto às propriedades rurais.

Segundo a IN, os estabelecimentos comerciais agropecuários cadastrados e licenciados pela Adapec só poderão realizar a comercialização de vacina contra a febre aftosa para outros estados da federação que ainda realizem a vacinação regular de seus rebanhos bovinos e bubalinos, mediante a apresentação de um requerimento formal à Agência até a data limite de 21 de abril deste ano, em qualquer uma das unidades locais e/ou seccionais da Adapec.

Continua após a publicidade

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, alertou que os estabelecimentos que mantiverem em seus estoques de doses de vacinas contra a febre aftosa e não procederem com o protocolo de requerimento de autorização dentro do prazo estabelecido, terão as doses apreendidas e, posteriormente, descartadas conforme as determinações legais.

A Adapec destaca que a medida está em acordo com a Portaria n° 574, de 31 de março de 2023, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que proibiu o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Tocantins a partir de 1° de abril de 2023.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.