A Praia da Graciosa, um dos pontos turísticos de Palmas, foi cenário para a abertura oficial da segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits), nesse sábado, 30. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tocantins e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), os Jogos Escolares Indígenas reúnem mais de 700 estudantes-atletas indígenas entre 12 e 17 anos, de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins: Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Javaé, Karajá, Krahô-Kanela e Xerente.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena, fomentar o intercâmbio entre os povos originários do Tocantins e estimular a socialização, enquanto incentiva a prática esportiva comum entre essas comunidades únicas. “Esse momento é único, de junção de várias etnias, de intercâmbio entre os nossos povos, enriquecendo o nosso Estado, a nossa gente. Nós temos uma dívida histórica com os povos originários e nosso Governo vai valorizar ainda mais a nossa gente. Desejo um bom jogo para todos os atletas que estão comprometidos com o esporte, com sua comunidade, com o nosso Tocantins, declarando assim aberta a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância dos Jeits na promoção do desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes indígenas do Tocantins. "Estamos comprometidos em apoiar esses jovens talentosos e celebrar a riqueza de suas tradições culturais por meio do esporte. É um momento muito importante, pois estamos integrando essas etnias por meio da educação, de uma forma pedagógica, reconhecendo o valor dos nossos povos originários”.
A secretária estadual dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, agradeceu a atenção e compromisso do governador Wanderlei Barbosa com os povos originários e parabenizou as comunidades indígenas que estão participando da competição. “Os povos originários e tradicionais só foram valorizados na gestão Wanderlei Barbosa, esperamos 35 anos por isso. Desejo que todos os jovens atletas que aqui estão façam uma boa competição e representem o seu povo, sua aldeia, sua gente”, pontuou a secretária.
A abertura oficial da competição contou com apresentações culturais indígena; desfiles das sete delegações; apresentações de modalidades esportivas e corrida com a tocha olímpica.
Jeits
Os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) seguem até esta segunda-feira, 2, com 11 modalidades diferentes, incluindo arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal, corrida de 100 metros rasos, corrida de resistência de 2 e 3 mil metros, corrida com varinha 4x100 metros, corrida com tora, cabo de guerra, natação e futebol society.
Aluna da Escola Indígena Tainá, koteriru Kotezinha, de 12 anos, está muito empolgada, pois é a primeira vez que participa da competição. Representando a Aldeia Canoanã, na Ilha do Bananal, a adolescente Javaé vai competir na modalidade corrida com varinha e ainda, corrida de 2 mil metros. “Estou muito feliz em estar aqui, me dediquei muito, quero e vou ganhar”, ressalta entusiasmada.
kuabimari Tewalu Javaé, de 15 anos, da aldeia São João, também na Ilha do Bananal, vai competir na modalidade cabo de guerra, representando a Escola Indígena Temanare. “Eu acho incrível esse evento, nós indígenas merecemos um momento como esse. Aqui, mais do que competição, valorizamos a nossa gente”, afirmou o estudante.
Os jogos de futebol society serão realizados na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Escola do Flamengo e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF).
Tocantins Com mais de 30 mil atendimentos em 2025, Procon Tocantins intensifica sua atuação na proteção do consumidor
Geral Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Geral Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos estaduais
Portos e Aeroportos MPor e Marinha do Brasil reforçam o acesso à saúde pública por meio das hidrovias na Amazônia
Geral PRF reforça fiscalização em rodovias federais na Operação Natal
Tocantins Procon Tocantins encontra variação de até 106% nos preços das carnes em Gurupi Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas