A Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), já hospedou 550 pacientes oncológicas neste ano, sendo 30 em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero.
Criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas, a casa conta com mais de 120 leitos equipados com beliches e aparelhos de ar-condicionado; cozinha; brinquedoteca; sala interdisciplinar; parquinho; área de convivência social e capela.
Além de hospedagem gratuita, o Governo do Tocantins garante as principais refeições na Casa de Apoio. A instituição oferece, ainda, um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, minicursos, apoio espiritual, entre outros.
De acordo com a Setas, entre os meses de janeiro e setembro de 2023, a instituição realizou 15.321 atendimentos. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas.
Importância do diagnóstico precoce
Janete Ferreira do Nascimento é moradora de Redenção/PA e está em Palmas para tratar um câncer no colo do útero. Após uma longa jornada para conseguir um diagnóstico e cuidados adequados, dona Janete ressalta a importância da prevenção nesteOutubro Rosa. “Sofri por muito tempo com dores e, mesmo buscando os médicos, não obtive um diagnóstico preciso. Neste mês, dedicado à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, meu conselho é: lute por sua saúde, não se contente com a primeira opinião médica, aprenda a conhecer o seu corpo e entender quando algo não está bem”, destaca.
Foi no Hospital-Geral de Palmas (HGP) que Janete foi diagnosticada com câncer no colo do útero e tem recebido tratamento. “Em janeiro de 2024, completará um ano que estou em tratamento e, graças a Deus, começo a sentir melhoras, depois de muito tempo de sofrimento. Tenho esperança que ficarei bem, mas foi uma grande batalha até aqui”, pontua.
Janete e a irmã, que a acompanha durante o tratamento, Elisabete Ferreira do Nascimento, recebem suporte do Governo do Tocantins, por meio da Casa de Apoio Vera Lúcia. Para Janete, a casa tem sido essencial em seu processo de cura. “Da primeira vez que vim a Palmas, para a radioterapia, fiquei internada e a minha irmã que veio para me ajudar não tinha onde ficar, foi muito sofrido, mas graças a Deus ela ficou sabendo da Casa e, hoje, nós somos muito bem assistidas aqui. Toda vez que precisamos vir a Palmas, nossos familiares se reúnem e nos ajudam com o que podem, mas se não fosse a Casa de Apoio meu tratamento não seria possível”, afirma a paciente.
Outubro Rosa
Outubro Rosaé um movimento global que tem por objetivo lembrar a sociedade da importância da conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Neste mês, veste-se a cor rosa para chamar a atenção para uma realidade séria: milhares de mulheres são afetadas pela doença a cada ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa, em 2021, era de 66.280 casos novos de câncer de mama, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 21° Máx. 35°
Chuva