Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas

Em alusão ao Janeiro Roxo, campanha de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nesta quinta-feira, 25, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para uma capacitação sobre a doença.
A hanseníase é uma doença milenar que ainda existe muito preconceito e desinformação. Ela é contagiosa e afeta os nervos e a pele, mas a partir do momento que é iniciado o tratamento deixa de ser transmitida.
A secretária de Saúde, Luana Nunes, enfatiza a importância da informação e que a capacitação objetiva ampliar o conhecimento para quem está atuando junto à comunidade. “Hoje estamos levando mais informações para nossos agentes de saúde para que eles possam de forma mais efetiva avaliar o paciente, porque são eles que estão em contato direto com as famílias, e facilitar o diagnóstico precoce”, relatou, reforçando que é importante o diagnóstico ser feito o quanto antes, pois as lesões causadas pela doença são irreversíveis. Destaca ainda que o diagnóstico é feito nas unidades básicas de saúde pelo médico e o acompanhamento especializado é realizado na Policlínica.

A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Clésia Monteiro, ressaltou ser extremamente importante levar mais informações aos ACSs porque eles são o elo entre a comunidade e o sistema de saúde. “São eles que estão nas residências, podem observar alguma mancha no corpo da pessoa e orientar a buscar o diagnóstico. Lembramos que nem toda mancha é hanseníase, mas é preciso estar atento e o agente de saúde é o canal para o diagnóstico precoce e evitar complicações”, disse.
A Agente Comunitário de Saúde, Marta Sousa, afirmou gostar das capacitações para poder ter mais conhecimento e auxiliar a comunidade com informações mais precisas. “Estamos adquirindo mais conhecimento para que possamos levar mais informação à nossa comunidade, orientá-los a olhar o corpo. Eu amo essas capacitações para termos mais conhecimento e ajudar a nossa comunidade”, destacou.

Transmissão
A transmissão da hanseníase se dá por meio de gotículas eliminadas na fala, tosse, espirros ou secreções nasais por indivíduos em fase adiantada da doença e não tratados. O contato com a pele ou objetos tocados pela pessoa não causa o contágio.
Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.
Geral Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado
Tocantins Unitins convoca aprovados no vestibular para os cursos do TO Graduado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho entregam nova ponte JK, símbolo de integração entre Tocantins e Maranhão
Geral Governo autoriza nomeação de 249 servidores na PF e MCTI
Portos e Aeroportos Portos do Sul atingem 108,4 milhões de toneladas movimentadas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas