O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nessa quarta-feira, 17, a solenidade de posse dos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) para o biênio 2025/2027. A cerimônia ocorreu de forma híbrida, presencial e on-line, na sede da Seciju, em Palmas/TO.
Vinculado à Seciju, o Coede tem como finalidade elaborar, coordenar e fiscalizar a política estadual de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O conselho é composto por 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, representantes de entidades da sociedade civil e do poder público estadual. A formação do colegiado ocorreu por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.869, em agosto de 2025.
Durante a cerimônia, os novos conselheiros foram empossados pelo superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Jessé Nascimento, que destacou a importância da atuação dos conselhos estaduais em conjunto com o governo. “São os conselhos de direitos que ajudam o Estado a elaborar, implementar e efetivar as políticas públicas. São os conselheiros que representam entidades e órgãos e entendem a real necessidade da sociedade civil”, afirmou.
Entre as principais atribuições do Coede, estão o acompanhamento da execução de programas voltados à pessoa com deficiência, a proposição de melhorias na legislação estadual e a emissão de pareceres sobre projetos e ações governamentais. A expectativa é que o colegiado atue de forma integrada para fortalecer o controle social e ampliar o acesso a direitos, serviços e oportunidades.
O presidente eleito pelo conselho, Antonio Castro, destacou o compromisso da nova gestão. “Minha motivação ao assumir a presidência do Coede é fortalecer o Conselho como um espaço ético, participativo, plural e acessível, com escuta qualificada, diálogo permanente e a pessoa com deficiência no centro das decisões. Com responsabilidade, sensibilidade social e compromisso com a inclusão, pretendo atuar de forma transparente, democrática e colaborativa, promovendo ações que avancem na garantia de direitos, na inclusão social e no respeito à dignidade humana”, pontuou.
Eleição
Foram eleitos o professor Antonio Castro como presidente; A professora Nadia Flausino, da Secretaria da Educação (Seduc), como vice-presidente; e Thais Farias, da Secretaria de Etado da Saúde (SES-TO), como 1ª secretária.
Justiça STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
Justiça PF acha documentos no Alvorada e pede para interrogar Bolsonaro
Justiça STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos
Justiça STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez
Justiça STF tem maioria para anular investigação contra governador do Acre
Justiça STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva