“A vacina veio justamente para nos prevenir do malefício que é a doença. Se tem a vacina e a gente não faz nossa parte, ficando sem tomar o imunizante, eu acho que não estamos contribuindo com nossa própria saúde”. A afirmação é do servidor público estadual José dos Santos, queaproveitou o Dia D Estadual de Imunização, realizado pelo Governo do Tocantins, com adesão de 137 municípios, que abriram 262 salas de vacina. A ação ocorreu nesse sábado, 29, e teve como foco, a imunização contra a influenza e a covid-19 (bivalente).
As salas de vacinas ficaram abertas durante todo o dia para atender a população. “Eu acredito que a vacina é uma forma da gente prevenir certas doenças. Essa iniciativa de Dia D no sábado é ótima, pois trabalho durante a semana e neste dia fica mais fácil de vir”, declarou a auxiliar administrativaMayslane Alves de Araújo.
Quem também não perdeu tempo foi a bancária Maria Luiza Lopes, que levou o filho Lorenzo e a filha Ana Luiza para ficarem protegidos. “A imunização é muito importante para evitar doenças. Vimos na pandemia, muita gente morrer por falta de vacina. Agora que temos, sempre venho tomar minhas doses e trago meus filhos para aumentar ainda mais a proteção deles”, afirmou.
Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, o Dia D é uma oportunidade para toda a população se mobilizar para se proteger contra vírus da influenza e da covid-19 e foi pensado, para intensificar a vacinação em todos os públicos. "As pessoas que não foram se imunizar no sábado ainda podem procurar uma unidade básica de saúde mais próxima e vacinar”.
“Devido uma atualização no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), só a partir desta terça-feira, 2, poderemos mensurar os números relacionados ao Dia D, mas até o final da sexta-feira, 28, em todo o Estado, haviam sido aplicadas um total de 65.058 doses aplicadas contrainfluenza e 47.701 da Pfizer Bivalente”.
Dados
O Tocantins recebeu do Ministério da Saúde (MS), 149.664 mil doses de vacina bivalente e 550 mil doses contra a influenza. O imunizante contra a Covid-19 está disponível para toda a população acima de 18 anos e a contra a influenza para os grupos prioritários.
Fazem parte dos grupos prioritários acima mencionados:pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 6 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.
Quais documentos?
Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva