O Senado fará sessão especial nesta segunda-feira (1º), às 10h, destinada a celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, conforme data definida no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).
A sessão foi requerida pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da Comissão de Educação (CE), e subscrita pelos senadores Augusta Brito (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Humberto Costa (PT-PE), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Romário (PL-RJ).
“Diante da luta das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias, a celebração da data traz visibilidade, debate e conhecimento sobre o autismo e suas vivências”, afirma o senador em requerimento.
A estimativa é de que haja no mínimo dois milhões de pessoas com TEA no Brasil, mas ainda não há números oficiais. Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inseriu questões específicas sobre pessoas com essas especificidades no Censo Demográfico (2022), conforme determina a Lei 13.861, de 2019 .
São objetivos do evento:
O evento também é oportunidade para discussão sobre temas como intervenções terapêuticas e medicamentosas, formação acadêmica dos profissionais especializados, acessibilidade, propostas de políticas públicas e desafios da educação inclusiva. O senador Arns ressalta ainda que a sessão é uma oportunidade para a divulgação de depoimentos de autistas e de seus pais, responsáveis e terapeutas.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 25°
Chuva