O Hospital Geral de Palmas (HGP) fará parte de projeto multicêntrico de pesquisa, que visa avaliar, de forma pioneira, o impacto dos fatores de riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na população brasileira. A unidade fará parte do estudo de casos-controle sobre doenças cardiovasculares ateroscleróticas, realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e o Grupo Fleury, ambos reconhecidos pela excelência em assistência médica e pesquisa.
Uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadI-SUS), do Ministério da Saúde (MS), que relata que as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 300 mil mortes por ano, sendo a principal causa de morte no País.
Segundo o médico cardiologista intervencionista do HGP, Andrés G. Sánchez, investigador principal do estudo, CV-Genes é um estudo científico multicêntrico, que será realizado no HGP. Tem como objetivo principal a avaliação da informação genética como fator de risco independente ou em conjunto com os fatores tradicionais para o desenvolvimento de infarto de miocárdio, AVC e doença vascular aguda dos membros inferiores. "Com este estudo, colocamos o HGP como um centro de pesquisa em trials de alto impacto clínico no mundo”, explica.
A coordenadora do estudo, Camila Araújo, cita que a participação de centros como o Hospital Geral de Palmas agrega representatividade ao estudo e que tal iniciativa é de extrema importância para entender o processo de adoecimento por Doenças Cardiovasculares Ateroscleróticas no Brasil. Camila ainda ressalta que o CV-Genes é um estudo sem precedentes, que agregará visibilidade internacional à pesquisa clínica brasileira.
O projeto está alinhado com os objetivos do Plano Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Os dados de sequenciamento do genoma e os resultados da pesquisa serão integrados à base de dados genômicos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão - Genomas Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de um perfil genético da população brasileira.
A pesquisa incluirá 1.867 pessoas com doença cardiovascular (casos) e 1.867 pessoas que não tenham doença cardiovascular conhecida (casos-controle). A iniciativa será realizada em âmbito nacional e ocorrerá nos principais centros de referência em cardiologia. Os participantes passarão por avaliação clínica, entrevista por meio de questionário estruturado, bem como coletas de sangue e urina, que serão utilizadas para análise bioquímica e genética. O sequenciamento genético e a análise de variantes serão realizados pelo Grupo Fleury.
Saúde Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país
Saúde Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Saúde Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma
Tocantins SES-TO convoca doadores de sangue para reforçar os estoques da rede estadual
Saúde Saúde destina R$ 1 bilhão para santas casas e hospitais filantrópicos
Tocantins Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuva