Terça, 23 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
26°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Educação orienta estudantes sobre início do período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

Prazo vai até o dia 26 de abril, mesma data para justificar a ausência nas provas do Enem 2023

15/04/2024 11h36
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Podem solicitar a isenção os estudantes concluintes do ensino médio - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Podem solicitar a isenção os estudantes concluintes do ensino médio - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

A Secretaria da Educação do Tocantins lembra aos estudantes que estão concluindo o ensino médio, que começou nesta segunda-feira, 15, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2024. Os estudantes devem solicitar a isenção na página do Participantehttps://enem.inep.gov.br/participante/#!/por meio do login Gov.br, até o dia 26 de abril.

Nesse mesmo período acontece a justificativa de ausência no Enem 2023, para os estudantes que não fizeram as provas nos dois dias de aplicação e queiram solicitar a taxa de isenção novamente.

Continua após a publicidade

Os direitos a isenção da taxa são para os alunos que estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas declaradas no Censo Escolar; alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integral em escola particular e para as pessoas que são membros de família de baixa renda e que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único(CadÚnico), dos programas sociais do Governo Federal.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa será divulgado em 13 de maio. Posteriormente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os editais com as datas das inscrições e provas.

Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem é um dos exames mais importantes do ensino médio, porque além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes, também representa uma porta de entradas para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.