A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) iniciou, nesta semana, a campanha de vacinação do medicamento injetável palivizumabe, que previne contra doenças respiratórias. Os interessados podem se dirigir à sala de vacina da unidade com a certidão de nascimento da criança e o cartão de vacina.
O medicamento palivizumabe é um anticorpo que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e, no HMDR, é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para bebês de até um ano de idade; em prematuros extremos menores que 28 semanas; e também é indicado para pacientes com comorbidades como, por exemplo, cardiopatia e displasia broncopulmonar, e que tenham indicação médica. O referido público pode obter mais informações pelo telefone (63) 3027-5110.
São recomendadas doses mensais de 15 mg por quilo de peso, por até cinco meses, conforme protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). O período em que as doses são aplicadas depende da região do país e da incidência do vírus nos locais. No Hospital e Maternidade Dona Regina, a primeira campanha inicia em janeiro, sendo as próximas doses sempre administradas em toda última terça-feira de cada mês.
A bebê de cinco meses da monitora escolar, Raissa Fernandes, é prematura extrema e tomou a vacina no HMDR. “Foi excelente a vacinação, ela é muito importante. O atendimento foi ótimo e a equipe também, estão todos de parabéns”, pontuou.
“Iniciamos hoje[quarta-feira, 29]a primeira dose de aplicação da imunoglobulina palivizumabe, aqui na maternidade Dona Regina. Anualmente, no período sazonal, são aplicadas cinco doses do medicamento na maternidade. A vantagem é conferir proteção contra o vírus sincicial respiratório e ela é recomendada para recém-nascidos prematuros, com cardiopatia grave ou com broncodisplasia”, explicou o diretor administrativo do HMDR, Juliano Vidal.
A enfermeira do HMDR, Camila Barros, reforçou que o medicamento é uma forma de cuidado e proteção. “O palivizumabe é um anticorpo que protege as crianças contra o vírus sincicial respiratório, que pode causar pneumonias e infecções respiratórias graves, principalmente no público-alvo. As crianças imunizadas diminuem o risco de adoecer nas formas graves, assim diminuindo as internações e as sequelas”, enfatizou.
Saúde Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
Saúde Cartilha une saberes de terreiros e prevenção do câncer em negras
Saúde Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia
Tocantins CPF passa a ser identificador principal do Cartão SUS e amplia segurança no atendimento
Tocantins No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Tocantins SES/TO promove Dia da Beleza no Hospital Regional de Porto Nacional para pacientes internados Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva