O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), divulgou nesta segunda-feira, 24, o painel de monitoramento de dados sobre a situação epidemiológica de hanseníase. Por meio dolink, é possível acompanhar os casos confirmados por região de saúde de todo o estado.
O painel tem como fonte de dados o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e será atualizado semanalmente. No site, é possível consultar o total de notificações por hanseníase, casos novos na população geral, casos novos em menores de 15 anos, casos novos com grau de incapacidade física 1 e casos novos com grau de incapacidade física 2.
“Queremos divulgar essa ferramenta para todos os municípios terem ciência e já utilizem para consulta, mas pretendemos organizar uma webconferência para ensinar os municípios a utilizarem da melhor forma”, destaca a coordenadora estadual do programa de hanseníase da SES-TO, Márcia Faria Silva, ao reforçar que a ferramenta entrou em funcionamento neste mês de fevereiro.
Conforme dados disponíveis no painel, o Tocantins teve 88 notificações e 56 casos confirmados da doença neste ano. Já em 2024, o estado teve 836 novos casos confirmados.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença que afeta pele e nervos periféricos, e é causada pela bactériaMycobacteriumleprae ou bacilo deHansen. A doença tem cura e o tratamento é gratuito, feito nas unidades básicas de saúde. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápida será a cura, sendo o tratamento via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.
Saúde Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
Saúde Cartilha une saberes de terreiros e prevenção do câncer em negras
Saúde Vigitel: 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos fizeram mamografia
Tocantins CPF passa a ser identificador principal do Cartão SUS e amplia segurança no atendimento
Tocantins No Dia Mundial do Câncer, SES/TO reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado humanizado
Tocantins SES/TO promove Dia da Beleza no Hospital Regional de Porto Nacional para pacientes internados Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuva