O Governo do Tocantins entrego 12 próteses para pacientes que são acompanhados pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), no Centro Estadual de Reabilitação (CER III) de Palmas, nesta quinta-feira, 27. Os beneficiados passaram por acompanhamento multiprofissional e já puderam sair da unidade com as próteses, que foram feitas sob medida e entregues gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As próteses entregues foram confeccionadas atendendo a cada especificidade dos pacientes como, por exemplo, a cor da pele.
“Quando o governador Wanderlei Barbosa entrou, foi gerada a prioridade para zerar a fila de espera tanto de cadeira de rodas quanto a de prótese e órtese. Já abrimos o processo de órteses e já foi licitado, então logo nós vamos conseguir entregar órteses também. Referente às próteses é imensurável esse prazer que a gente sente de devolver à vida dos pacientes. Às vezes o paciente deixa de trabalhar porque não tem como se locomover, porque falta uma perna, às vezes falta um braço, então entregando essas próteses, colocamos eles no mercado de trabalho novamente, eles se sentem valorizados”, relatou a diretora do CER III, Raidênia Oliveira.
A fisioterapeuta da unidade, Higina Farias, contou que o paciente, quando chega no Centro de Reabilitação, se ele for um paciente amputado, é solicitada a prótese do membro amputado e trabalhado exercícios na fisioterapia para o fortalecimento muscular do membro que vai receber a prótese. "Para quando receber a prótese, ele ter a condição de utilizá-la. Porque a prótese é a substituição de um membro, mas é uma parte a mais no corpo do paciente. Não faz parte dele, mas vai fazer a partir do momento que ele aprende a usá-la. Nós fazemos esse acompanhamento pra ele aprender a usar”, reforçou.
O profissional responsável por confeccionar todas as próteses do CER de Palmas, Serviço Estadual de Reabilitação (SER) de Porto Nacional e Araguaína, Sandro Pacheco contou que, para ele é uma honra servir a população tocantinense. "O nosso serviço se inicia quando o pessoal do serviço social entra em contato com os pacientes para avisar a eles sobre a data e hora de comparecer no CER. E nós comparecemos na data marcada, retiramos as medidas e retornamos em trinta dias para a prova e entrega das próteses. E é muito gratificante ver uma pessoa na cadeira de rodas e poder servi-la da melhor forma, trazendo mobilidade para o dia a dia, qualidade de vida, a vida ativa no trabalho. Isso é muito gratificante. Fazemos o acompanhamento conforme a necessidade do paciente, e em caso de perda ou ganho de peso, também reajustamos e damos todas as manutenções necessárias nas próteses entregues pelo SUS”.
O paciente Maycon Vieira ficou contente por ter recebido a prótese. "Eu estou achando muito gratificante receber a prótese, o SUS está nos fornecendo para poder nos ajudar no dia a dia. É um grande ganho para mim e o acompanhamento aqui pelo SUS é ótimo, então eu estou gostando bastante do acompanhamento, o Sandro também é bem prestativo, até nas manutenções da prótese, tudo é 100%”, avaliou.
Saúde Em temporada de cruzeiros, São Paulo emite alerta para o sarampo
Saúde MPF e Defensoria pedem providência urgente para efeitos do calor no RJ
Saúde Com 40°C, Rio tem 450 atendimentos de saúde por dia por causa do calor
Saúde Corpo humano não funciona como deveria em temperatura acima de 35°C
Saúde Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante; entenda
Saúde Anvisa proíbe venda de remédios da Needs e da Bwell Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas