Com o apoio do Governo do Tocantins, o encerramento simbólico das atividades do lixão municipal de Juarina foi realizado na sexta-feira, 21. O plantio de cerca 2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado na localidade também é um marco significativo na gestão ambiental da cidade e reforça o compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a erradicação dos lixões em todo o país. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é o órgão ambiental responsável pela regulamentação e inspeção dos aterros sanitários municipais.
A transição do lixão para alternativas mais sustentáveis, como aterros sanitários, reduz a contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de contribuir para o controle de doenças e a valorização da reciclagem.
A gerente de Análise e Licenciamento do Naturatins, Denise Domingos, destaca que essa mudança representa um avanço fundamental para a cidade, pois garante a destinação correta dos resíduos, minimiza impactos ambientais e proporciona mais qualidade de vida para a população local. “Como órgão ambiental, estamos felizes em fazer parte desse processo e seguimos comprometidos em apoiar os municípios na busca por soluções sustentáveis, incentivando a adoção de aterros sanitários e outras práticas adequadas de gestão de resíduos”, pontua a gerente.
A desativação dos lixões é um dos desafios enfrentados por diversos municípios brasileiros desde a criação da PNRS, em 2010. Desde dezembro de 2023, com o fechamento do lixão, os resíduos de Juarina passaram a ser destinados ao aterro sanitário de Couto Magalhães, em conformidade com as normas ambientais para um descarte adequado.
Geral Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia reajuste de até 70% em gratificação dos professores
Portos e Aeroportos Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical
Portos e Aeroportos Portas de acesso aos Lençóis e à Serra da Capivara, aeroportos do MA e PI receberão R$ 133 em investimentos
Geral Brasil tem recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025
Geral Mesmo com vazamento sanado, plataforma da Petrobras segue sem produção Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva