Com o objetivo de debater o papel do jornalismo na saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou, na sexta-feira, 14, do painel ‘O Jornalismo na Construção da Saúde para Todos’. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), em Palmas. O público-alvo foram jornalistas e acadêmicos de Jornalismo.
A jornalista, diretora de comunicação da SES-TO, Aldenes Lima, participou do evento, elencando o trabalho desenvolvido na Pasta e destacou os resultados e desafios no exercício da profissão, dentro de uma assessoria de comunicação, bem como a responsabilidade em divulgar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eventos como este são pertinentes e necessários, uma vez que permite o escutar e o olhar para as diferentes posições em que o jornalismo se encontra. Foi uma oportunidade dos acadêmicos entenderem o que faz uma assessoria de comunicação e junto com os jornalistas que já atuam nas redações, conhecerem um pouco mais do SUS e alinharmos um olhar mais responsável e humano, nas divulgações das ações relacionadas ao tema. Isso fortalece a política de saúde pública e a população é beneficiada”.
A presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, esclareceu que “quando a Camile e o professor Neilton, chegaram até nós com a proposta, aceitamos, pois precisamos que os jornalistas entendam mais sobre o SUS, para que a cobertura seja mais adequada e real, abraçamos a causa, pois ela é necessária”, afirmou acrescentando que “a saúde tem muita delicadeza, questões que precisam ser esmiuçadas e que a mídia de uma forma geral precisa conhecer. Para quando ela cobrar um posicionamento da assessoria, ela saiba de fato o porquê ela está cobrando e partir disso, fazer o processo do jornalismo educacional”, conclui.
Para o idealizador do evento, e um dos apresentadores do painel, o médico, professor da UFT e assessor do Ministério da Saúde (MS), Neilton Araujo de Oliveira, o momento foi de muito aprendizado. “Ver essa turma tão animada em uma sexta-feira à noite, mostra o interesse e a fertilidade do tema, então, eu acho que tem que se discutir, conversar, aproximar mais, articular. Eu sou plantador de sementes, e eu acho que plantamos aqui sementes em terreno muito fértil”.
Um dos participantes do evento, o repórter da TV Jovem/Record, Matheus Pereira Dias, falou sobre a relevância do tema. “O debate sobre saúde pública é sempre necessário e muitos não têm noção da importância e da abrangência do SUS. Como profissional de um veículo de comunicação, pude participar, trocar conhecimento e experiência sobre o papel do jornalismo, em contribuir para melhoria e garantia de uma saúde de qualidade para todos”,
Presentes
Além de jornalistas, o evento contou com a participação de acadêmicos do curso de jornalismo da UFT; do representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª (CREFITO 12), Sandro Adrian; Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Tocantins (ASFITO), Douglas Alves; Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Tocantins (SINDIFITO), Raphael Cota; Força Sindical do Tocantins, Carlos Augusto Melo e do ex-deputado federal, Paulo Mourão.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva