Por Secom Gurupi
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi recebeu a apresentação do projeto “Criança da Paz”, idealizado pela Polícia Militar, com o objetivo de resgatar princípios e valores por meio de práticas lúdicas e integrativas voltadas para as crianças matriculadas na rede básica de ensino. O encontro reuniu gestores educacionais, equipe de voluntários da Coordenação Geral da Capelania Militar da PMTO e diretores das escolas municipais.
O projeto deverá ser implantado inicialmente em quatro unidades escolares: Escola Municipal Almeida Veras, Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira, Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães e Escola Municipal Gilberto Rezende. A proposta é que essas escolas funcionem como polos multiplicadores da iniciativa, servindo de modelo para expansão futura a toda a rede municipal de ensino.

O secretário Municipal de Educação, Samuel Rodrigues Martins, celebrou a parceria com a Polícia Militar e destacou a relevância da iniciativa para fortalecer o socioemocional dos estudantes. “A união entre a educação e a segurança pública fortalece o desenvolvimento social e humano. Essa parceria busca construir alternativas que promovam o fortalecimento dos princípios éticos e morais, valorizando a convivência harmônica nas escolas e na comunidade”, afirmou o Secretário.
O Tenente-Coronel Rodrigo Lacerda conduziu uma dinâmica com os diretores das unidades escolares, identificando os principais problemas presentes no ambiente educacional que podem ser abordados com ações integradas.

Expectativa positiva e apoio das escolas envolvidas
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Meire Lúcia Andrade da Silva, ressaltou a expectativa positiva em torno do projeto. “A nossa expectativa é muito grande com relação a esse projeto, porque é um projeto de ensinamentos morais, porque vai direcionar um trabalho voltado para os princípios éticos, políticos, na certeza de que as escolas escolhidas em primeiro momento, no projeto piloto, vão disseminar essa prática com as outras escolas e com os outros diretores, e que futuramente todas as nossas escolas municipais poderão estar envolvidas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, porque a educação é para transformar vidas das pessoas, que transformam o mundo e a sociedade por meio da educação”, afirmou Meire Lúcia.
A professora Patrícia Cristina Barbosa, diretora da Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira, também destacou a importância do projeto para a comunidade escolar. “O projeto apresentado visa trabalhar o emocional das famílias e das crianças, sendo de grande relevância para as unidades escolares, propiciando um melhor aprendizado e um futuro melhor para nossas crianças”, declarou.
As diretoras das escolas Ulisses Guimarães e Almeida Veras também reforçaram a importância da iniciativa, enfatizando que as ações desenvolvidas vão contribuir diretamente para o crescimento e o fortalecimento das escolas, especialmente nos aspectos emocionais e de aprendizagem.
Ao final da reunião, foi firmado o compromisso de encaminhamento formal para a assinatura do termo de cooperação técnica, que poderá consolidar um projeto de cuidado, atenção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino e o bem-estar das crianças em idade escolar.
Geral Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia reajuste de até 70% em gratificação dos professores
Portos e Aeroportos Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical
Portos e Aeroportos Portas de acesso aos Lençóis e à Serra da Capivara, aeroportos do MA e PI receberão R$ 133 em investimentos
Geral Brasil tem recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025
Geral Mesmo com vazamento sanado, plataforma da Petrobras segue sem produção Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva