Produtores rurais com débitos na Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) já podem aderir ao Programa de Recuperação de Créditos (Refis), do Governo do Estado, que oferece condições facilitadas para a regularização das pendências. Para isso, é necessário comparecer a uma das unidades da Adapec, presentes nos 139 municípios tocantinenses, obter as orientações e assegurar a continuidade do acesso a serviços e benefícios disponibilizados pela instituição.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destaca que o Refis representa uma oportunidade eficiente para a regularização de pendências na Agência. Segundo ele, tanto pessoas físicas quanto jurídicas poderão quitar seus débitos sem a incidência de juros e multas. “Este é o momento ideal para negociar em condições facilitadas. O prazo vai até 30 de outubro de 2025, e regularizar a situação garante não apenas o acesso contínuo aos serviços da Adapec, mas também mais segurança no planejamento das atividades dos produtores”, afirma.
O assessor jurídico da Agência, Francisco de Assis, explica que nas unidades será possível consultar débitos e emitir o Documento de Arrecadação (Dare), relativo a débitos tanto ajuizados quanto não ajuizados. Já os produtores em dívida ativa devem procurar diretamente a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para realizar a quitação. “Em ambos os casos, após efetuar o pagamento, é necessário apresentar o comprovante em qualquer unidade da instituição, que providenciará a baixa no sistema e o desbloqueio da ficha cadastral”, pontua.
O Refis foi instituído no dia 7 de agosto de 2025 pelo Governo do Tocantins, por meio da Medida Provisória nº 10/2025.
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia recuperação de novos trechos rodoviários no Bico do Papagaio
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 24, 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro para as festas de Natal e Ano Novo
Portos e Aeroportos MPor amplia inclusão com Sala Multissensorial em Viracopos
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro de 2025 e 02 de janeiro de 2026
Geral Programa de segurança paulista viola direitos, apontam instituições
Tocantins Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva