Sexta, 05 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
34°

Tempo limpo

Palmas, TO

Cidades Paraíso - TO

Paraíso do Tocantins participa da Formação de Articuladores do Novo PAR em Minas Gerais

A Secretaria Municipal de Educação de Paraíso do Tocantins (Semed) foi representada pela técnica Rosa Meiry Dias Ferreira na Formação de Articulado...

03/09/2025 12h47
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO

A Secretaria Municipal de Educação de Paraíso do Tocantins (Semed) foi representada pela técnica Rosa Meiry Dias Ferreira na Formação de Articuladores do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), realizada nos dias 25 e 26 de agosto de 2025, em Itajubá (MG). O encontro foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e contou com a presença do Coordenador-Geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César da Fonseca Neto.

Rosa Meiry, articuladora do PAR na rede municipal de Paraíso e também articuladora regional, será responsável por apoiar a implementação do Novo PAR em diversos municípios da região, entre eles: Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso, Pium e Pugmil.

Continua após a publicidade

O evento teve como principais objetivos aprofundar a compreensão sobre o papel do articulador no Novo PAR, elaborar um plano de assistência técnica aos municípios e lançar a RenaPAR (Rede Nacional de Articuladores do PAR).

A RenaPAR é uma iniciativa estratégica do MEC que busca fortalecer a gestão educacional em todo o país. A rede reúne articuladores para apoiar estados e municípios na construção de diagnósticos consistentes, na formulação de planos alinhados às realidades locais e na disseminação de uma cultura de gestão voltada para o avanço contínuo, a equidade e a melhoria da aprendizagem.

O Novo PAR é um instrumento que orienta os gestores na elaboração de planos executivos de educação quadrienais, alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE) e aos planos decenais municipais, fortalecendo a equidade e incentivando o regime de colaboração entre União, estados e municípios.(Ascom/Carol Azevedo)