Com mais de 800 mil passageiros ano, o turismo de cruzeiros marítimos no Brasil ganhará uma ferramenta de reconhecimento facial para facilitar e dar maior segurança ao embarque dos turistas. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) apresentou nesta quarta-feira (3/9), em evento da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), uma plataforma digital baseada em biometria e check-in antecipado, que estará disponível às empresas de cruzeiros a partir de outubro.
A solução integra o Porto Sem Papel (PSP), programa criado pelo Governo Federal para desburocratizar a operação portuária e reunir as necessidades e exigências de outros órgãos, além das autoridades portuárias, como a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha. Presente em todos os portos públicos brasileiros e na maioria dos privados, o PSP agregou formulários destes órgãos e já conseguiu reduzir de 20 para quatro dias o tempo médio de uma embarcação no porto.
“No caso de um navio de cruzeiro, o que percebemos foi a necessidade de reduzir o tempo de embarque dos passageiros, que pode chegar a três ou quatro horas devido à grande quantidade de pessoas”, explica o ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho. A Plataforma Cruzeirista foi construída pelo Serpro a pedido do MPor.
“Imagine 6 mil pessoas embarcando ao mesmo tempo, cada um com suas bagagens. Com uso de biometria, eliminamos o uso de documentos físicos para validação de passageiros e proporcionamos check-in antecipado e despacho de bagagens. Ao mesmo tempo, a plataforma otimiza a fiscalização e dá mais segurança ao embarque”, esclarece o ministro. Integrado ao PSP, o embarque de passageiros e tripulação contará com autorizações automáticas e fiscalização antecipada dos órgãos envolvidos.
“Hoje a gente tem uma facilidade para viajar de avião, faz a compra da passagem online, faz o check-in pelo celular, reconhecimento facial e biometria. Então, isso é tudo muito dinâmico, e nós queremos levar esse dinamismo para o setor de cruzeiros”, afirmou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, no Fórum CLIA 2025.
“É aí que entra a iniciativa do governo, por meio do Serpro, de desenvolver de forma conjunta a Plataforma de Cruzeiros, que vai trazer esse ambiente tecnológico de agilidade e de objetividade e elevar o nível de serviço também para atender o nosso setor de cruzeiros, para que todo o processo de embarque e desembarque de passageiros ocorra com mais dinamismo e mais segurança”, acrescentou o secretário.
Segundo a CLIA Brasil, a operação de cruzeiro tem um impacto de aproximadamente R$ 3 bilhões na economia nacional (número da temporada 2023/2024). Para cada R$ 1 gasto pelas armadoras são movimentados R$ 4,22 na economia brasileira. Já o impacto gerado pelos gastos dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos gera em torno de R$ 2,5 bilhões por temporada.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
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