Alunos e educadores das escolas do campo de Palmas vivem uma nova realidade quando o assunto é água potável. Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Palmas e o Instituto BRK estão sendo implantados nessas unidades, por meio do projeto Fonte do Futuro, sistemas de abastecimento de água com tratamento adequado, proporcionando saúde e dignidade à comunidade escolar.
A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Aprígio Thomaz de Matos foi a primeira a ter seu sistema entregue, com uma solenidade realizada na desta quarta-feira, 3, com as presenças do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, do CEO da BRK, Alexandre Thiollier, da secretária municipal da Educação, Anice Moura, representantes de instituições parceiras, servidores e estudantes.
O supervisor de laboratório da BRK, José Roberto Lins, explicou como se dá o tratamento da água. “O sistema tem um filtro de resina, no qual a água bruta básica, ao sair da caixa d’água, passa por ele. Depois passa por um sistema de desinfecção à base de hipoclorito e, na saída, é possível controlar o residual de cloro, a turbidez, a cor e os demais parâmetros. O sistema está operando com eficiência e a qualidade da água tem todos os requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde”, explicou, adiantando que o projeto também está sendo implantado nas demais unidades do campo.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a importância da ação para a comunidade escolar. “A entrega desta obra representa um grande avanço. A partir de agora esta escola passa a contar com água potável, algo essencial para a saúde e o bem-estar dos alunos e profissionais. Estar aqui hoje me emociona, porque esta escola já existia quando fui prefeito pela primeira vez. Tenho um carinho especial por essa comunidade e por isso faço questão de sempre trazer o melhor”, afirmou.
O CEO da BRK, Alexandre Thiollier, ressaltou o valor da parceria e da iniciativa. “Estamos trazendo algo tão importante, que é a água potável para essa escola na zona rural. Só temos a agradecer à parceria que viabilizou esse projeto”, disse. Já o diretor presidente da BRK, Cléber Renato, enfatizou a ligação entre sua formação e o trabalho desenvolvido. “Sou sanitarista de profissão, e poder juntar saneamento e educação é algo gratificante”, declarou.
A secretária da Educação de Palmas, Anice Moura, finalizou destacando o impacto do projeto para a escola. “Nossos estudantes merecem o melhor. Assegurar que eles tenham água de qualidade, reflete não só aprendizado, mas principalmente no futuro desses estudantes”, pontuou.
Texto: Vania Machado
Edição: Denis Rocha
Mín. 27° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 28° Máx. 40°
Tempo limpo