A presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luara Aquino, participou do lançamento oficial da pesquisa Cultura nas Capitais. Uma realização da consultoria especializada em desenvolvimento e implantação de políticas de marketing cultural JLeiva que, dentre outras fontes, contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc) e o apoio da própria FCP para ser realizada na cidade. O lançamento ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) nesta quinta-feira, 4.
Na ocasião, Luara Aquino integrou a Mesa 1 da atividade, que teve como tema ‘Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade’, assim como também o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém. Este momento no evento foi mediado pelo coordenador da ‘Cultura nas Capitais’, João Leiva Filho que, junto ao lançamento da pesquisa, apresentou os resultados obtidos, dando ênfase àqueles referentes a Palmas.
Os dados apresentados agradaram a presidente da FCP. “Estou satisfeita com os resultados. Avaliando as médias das demais capitais, Palmas está dentro dos parâmetros nacionais, mesmo sendo tão mais nova. Isto evidencia que temos investido de forma assertiva nas políticas públicas culturais na Capital”, comemorou Luara Aquino.
Cultura e Educação
Conforme revelou João Leiva, o resultado obtido foi positivo e parece ter associação direta com a política educacional da cidade. “Eu fiquei positivamente surpreendido. Palmas está próxima da média geral do País. E como me foi exposto que as escolas de tempo integral daqui incluem atividades artísticas e culturais, eu imagino que esta política seja parte da explicação para os bons índices alcançados aqui, porque a educação é uma das variáveis mais importantes para o acesso à cultura”, explicou.
‘Cultura nas Capitais’
A pesquisa ‘Cultura nas Capitais’ teve como proposta levantar os hábitos culturais dos brasileiros que vivem nas capitais do País, realizando ainda recortes informativos referentes a faixas etárias, gêneros, grau de escolaridade, atividades culturais favoritas, dentre outros tópicos. Em Palmas, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 de abril e 14 de maio de 2025, em 60 distintos locais da Capital, ouvindo um total de 600 pessoas que tinham a partir de 16 anos de idade. Para acessar a íntegra da pesquisa ou assistir à gravação das atividades realizadas em Palmas, basta acessar o site www.culturanascapitais.com.br .
O evento em Palmas contou ainda com a Mesa 2, que colocou em debate o tema ‘Hábitos culturais em Palmas: música, espaços e eventos’, contando com a participação da bailarina e produtora cultural Liu Moreira; do produtor cultural e profissional de turismo, Erval Benmuyal; e do produtor cultural e diretor de teatro e cinema Justino Vettore. Esta atividade foi mediada pelo jornalista Ricardo Meirelles, que atuou na pesquisa.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Juliana Matos
Mín. 27° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 28° Máx. 40°
Tempo limpo