Quinta, 11 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
36°

Tempo limpo

Palmas, TO

Geral Tocantins

Procon Tocantins comemora 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com a operação “De Olho no Prazo de Validade”

Ação ocorreu em nove municípios tocantinenses e resultou na apreensão de mais de 9 mil produtos

11/09/2025 11h23
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Foram notificadas 21 empresas por não terem o Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta ou por ausência de preços visíveis - Foto: Procon/Governo do Tocantins
Foram notificadas 21 empresas por não terem o Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta ou por ausência de preços visíveis - Foto: Procon/Governo do Tocantins

O Procon Tocantins concluiu nessa quarta-feira, 10, a operação “De Olho no Prazo de Validade”, em alusão aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação ocorreu nos municípios de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis; e foram apreendidos 9.376 produtos impróprios para consumo.

Durante a operação, iniciada no dia 27 de agosto, os fiscais do órgão lavraram 83 autos de infração por diversas irregularidades, como: comercialização de produtos vencidos, ausência de informações sobre prazo de validade e fabricação, mercadorias avariadas, além de itens sem informações em língua portuguesa quanto às suas características, composição, preço, garantia, origem e demais especificações obrigatórias. Também foram identificados produtos cuja venda é proibida diretamente ao consumidor.

Continua após a publicidade

Foram notificadas 21 empresas por não terem o Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta ou por ausência de preços visíveis nos produtos. As empresas autuadas possuem o prazo de 20 dias para apresentar defesa. Após esse período, será definido se haverá ou não multa e qual será o seu valor, que varia conforme a gravidade da situação e a ocorrência ou não de reincidência.

Produtos apreendidos

Em Palmas, foram recolhidos 3.160 itens; em Porto Nacional, 1.591; em Araguatins, 899; em Dianópolis, 824; em Tocantinópolis, 786; em Araguaína, 750; em Colinas do Tocantins, 684; em Guaraí, 493; e em Gurupi, 189.

Entre os produtos estavam pão de forma, milho verde, iogurte, café, arroz, salgadinhos, sabão líquido, cerveja, desinfetante, macarrão instantâneo, amaciante, limpa-vidros, azeitona, pedra sanitária, esmalte, amendoim torrado, pó para refresco, carne, linguiça, biscoito, chocolate, flocão de arroz, repelente, desodorante, ervilha, entre outros.

CDC

A realização da operação marca as comemorações pelos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, legislação essencial para garantir o equilíbrio nas relações de consumo. O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, destaca que a atuação do órgão é indispensável para resguardar os direitos da população. “O Código de Defesa do Consumidor é um marco na proteção. Com esta operação, reforçamos nosso compromisso de assegurar que a saúde e a segurança dos consumidores não sejam colocadas em risco por práticas abusivas de fornecedores”, afirma o superintendente.

Denúncias

Consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem registrar denúncias no Procon Tocantins por meio dos canais oficiais: Disque-Denúncia 151 ou WhatsApp (63) 99216-6840. O estabelecimento será fiscalizado e, caso a irregularidade seja confirmada, as penalidades cabíveis serão aplicadas.

“A colaboração de cada consumidor é fundamental. Quando o consumidor denuncia, conseguimos agir de forma mais rápida e eficaz. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a produtos de qualidade e dentro da lei”, afirma o diretor de Fiscalização do órgão, Magno Silva.

Procon Tocantins comemora 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com a operação “De Olho no Prazo de Validade”
Durante a operação, os fiscais do órgão lavraram 83 autos de infração por diversas irregularidades, como comercialização de produtos vencido - Procon/Governo do Tocantins
Procon Tocantins comemora 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com a operação “De Olho no Prazo de Validade”
As empresas autuadas possuem o prazo de 20 dias para apresentar defesa - Procon/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.