Posicionado entre os principais fóruns nacionais de logística e energia, o Rio Pipeline & Logistics 2025 foi aberto nesta terça-feira (9), na ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Representando o Ministério de Portos e Aeroportos, o diretor da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Luiz Burlier, participou do painel “Desatando Nós: Criando um Ambiente Atraente para Redução dos Gargalos Logísticos” e destacou o papel estratégico das hidrovias na matriz de transportes, além do compromisso do governo em ampliar a utilização desse modal nos próximos anos.
Durante a cerimônia de abertura, Burlier ressaltou que apenas 5% das mercadorias transportadas no Brasil utilizam hidrovias, embora o país disponha de cerca de 20 mil km de navegação comercial, com potencial para alcançar 42 mil km. “As concessões hidroviárias serão decisivas para estruturar serviços contínuos, atrair investimentos privados, reduzir custos logísticos e diminuir a dependência de recursos públicos. Os primeiros leilões estão previstos já para o primeiro semestre de 2025”, afirmou.
A abertura do evento contou ainda com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt, de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), além de outras autoridades e lideranças empresariais.
A edição 2025 da Rio Pipeline & Logistics é a maior já realizada, registrando crescimento de 50% na área de exposição e a participação de mais de 60 empresas. A programação inclui debates sobre Ports & Terminals, Integração Multimodal, Transição Energética, Biocombustíveis & Descarbonização e Transformação Digital, além do Young Rio Pipeline Program e da Arena de Logística. O evento segue até 11 de setembro.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 25° Máx. 41°
Mín. 26° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 40°
Tempo limpo