A 16ª edição da Festa da Colheita do Capim-Dourado movimentou o povoado Mumbuca, em Mateiros, no coração do Jalapão, entre os dias 12 e 14 de setembro. Promovido pela comunidade local, o encontro recebeu apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Estado do Turismo (Setur), e celebrou oficialmente o início do período de extração das hastes do capim-dourado, matéria-prima essencial do artesanato da região.
A programação reuniu celebrações religiosas, apresentações culturais, atividades esportivas e momentos de fortalecimento da identidade jalapoeira.
Noêmia Ribeiro, aDotora, filha e herdeira do conhecimento de Dona Miúda - liderança local que se tornou referência cultural do Tocantins, reforçou a importância da tradição. “Esta é uma festa de progresso, uma festa que dá visibilidade para o nosso modo de vida, e a gente nunca pode parar de fazer essa celebração”, explica, ao completar que o trabalho com o capim-dourado é coletivo, “passado de geração em geração, que segura e fortalece nossa comunidade, junto com nossa medicina do Cerrado”, destacou.
Emoção
Além de valorizar a cultura local, a Festa da Colheita também emociona turistas que vivenciam pela primeira vez a força do Jalapão e de sua gente.
Raquel, visitante de São Paulo, enfatizou a experiência transformadora. “É a primeira vez que venho aqui no Jalapão. Estou tendo o conhecimento da comunidade, é uma emoção que a gente não sabe de onde vem. Tanta cultura, tanta sensibilidade, tanta espiritualidade presente. Não tem explicação”, pontuou.
De Buenos Aires, a argentina María Belén Salerno também compartilhou sua conexão com a festa. “Eu sabia sobre o capim-dourado, vi na televisão. Pesquisei muito antes de vir e descobri que só é colhido uma vez por ano. Queria muito conhecer a comunidade Mumbuca e aDotora. Neste ano, consegui realizar o sonho de viajar sozinha ao Jalapão e viver essa experiência”, relatou.
Reconhecimento
A Festa da Colheita é um marco no calendário cultural do estado e um ativo importante para o turismo sustentável. O evento fortalece a divulgação e a comercialização do artesanato em capim-dourado; gera emprego e renda para as famílias; e mantém viva a tradição que se tornou símbolo do Tocantins para o Brasil e o mundo.
“É uma grande alegria poder contribuir com a comunidade Mumbuca, que é uma das responsáveis pelo reconhecimento internacional do Jalapão e do capim-dourado”, evidenciou a secretária-executiva da Setur, Ana Carina Mendes Souto.
Tocantins Governo do Tocantins fortalece o Turismo de Base Comunitária e promove transformação social e econômica no Jalapão
Tocantins Governo do Tocantins divulga resultado final da certificação do Selo Praia Responsável 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, trade do turismo estadual amplia conexões e mercado em feira de turismo na Argentina
Tocantins Com apoio do Governo do Estado, Sertões Series movimenta turismo e revela belezas naturais do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para cursos de qualificação em Taquaruçu
Tocantins Governo do Tocantins inscreve moradores de Mateiros para curso do projeto Tocantins Recebe Bem Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 25° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 35°
Chuva