O prazo para a colheita de soja sementes nas Planícies Tropicais, que abrangem os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré, encerra neste sábado, 20. A excepcionalidade de plantio de soja sementes neste período é autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Desde o início da janela de plantio, entre 20 de abril e 31 de maio, até o final do ciclo da cultura, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou o monitoramento de 100% das 93 propriedades rurais cadastradas que, juntas, somaram uma área cultivada de 50.350 hectares. “O monitoramento realizado pela Adapec visa à prevenção e ao controle da ferrugem asiática, principal praga que acomete a cultura”, destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa.
“A excepcionalidade que o Tocantins possui nesta região das Planícies Tropicais, de realizar o plantio de soja para a produção de sementes e reserva de sementes para uso próprio, conhecida como salva legal, coloca o Estado em posição de destaque no segmento de comercialização de sementes de alto vigor de germinação, confirmando assim seu potencial na produção de grãos”, pontuou o presidente da Adapec, Paulo Lima, acrescentando que as sementes produzidas nas planícies abastecem não apenas o Tocantins, mas também Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Roraima, entre outros estados.
Ferrugem asiática da soja
A ferrugem asiática é a principal praga que afeta a soja, causada pelo fungoPhakopsora pachyrhizi. Ela se dissemina rapidamente entre as plantações, por meio do vento, e provoca grandes prejuízos devido à redução da produtividade, causando a desfolha precoce nas plantas, o que impede a formação completa dos grãos.
Mín. 27° Máx. 39°
Mín. 29° Máx. 40°
Tempo nubladoMín. 30° Máx. 41°
Tempo nublado