O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e demais parceiros, concluiu nesta quinta-feira, 18, a 2ª edição da Rota da Fruticultura. O último dia da expedição foi dedicado à apresentação de tecnologias voltadas ao cultivo de duas frutas em expansão no estado: a pitaya e o maracujá, ambas reconhecidas pelo alto potencial de mercado e valorizadas pela qualidade no consumo.
Pela manhã, a equipe visitou a Chácara Imperial, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, onde conheceu as tecnologias aplicadas à produção de pitaya. O engenheiro agrícola Edson Masato apresentou o ciclo completo da fruta, do plantio ao manejo e à comercialização. O cultivo teve início em 2018, em uma área de 2 hectares, com cerca de 10 mil pés de três variedades, destacando-se a “roxa do Pará”. Cada moirão reúne três plantas, alcançando produção média de 30 quilos por conjunto. O proprietário, Leonardo Veras, destacou a relevância da cultura. “É uma atividade de alto valor agregado. Com os cuidados adequados, tudo o que é produzido encontra mercado garantido, cobrindo os custos de produção e gerando renda”, afirmou.
À tarde, a programação seguiu na Chácara Terra Prometida, em Pugmil, onde os visitantes acompanharam as práticas de cultivo do maracujá. A propriedade, em seu primeiro plantio, mantém cerca de mil pés de duas variedades, com produção semanal de 30 sacas de 15 quilos, comercializadas nas feiras de Paraíso do Tocantins. O proprietário, Leandro Leal, afirmou que o ciclo de produção levou cerca de oito meses. “A presença da Rota da Fruticultura é um reconhecimento e incentivo. Essa ação fortalece a fruticultura no Tocantins”, ressaltou.
Durante a visita, o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Raul Castro Carrielo Rosa, ministrou palestra sobre o cultivo sustentável do maracujá.
No encerramento da expedição, o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, avaliou positivamente as atividades realizadas. “Finalizamos esta 2ª edição da Rota da Fruticultura muito satisfeitos. Foi uma oportunidade de troca de experiências entre técnicos e produtores nas propriedades visitadas, evidenciando o potencial diversificado que o Tocantins possui para a fruticultura”, destacou.
Expedição
A Rota da Fruticultura é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Adapec e parceiros, com o objetivo de incentivar a produção frutífera no Estado, fortalecendo a agricultura familiar e empresarial e ampliando as oportunidades de renda no campo.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 28° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 28° Máx. 39°
Parcialmente nublado