Sexta, 19 de Setembro de 2025
(63)99208-1634
28°

Tempo nublado

Palmas, TO

Geral Portos e Aeroportos

Caravana da Inovação Portuária promove debates para fortalecer sustentabilidade e tecnologia em portos brasileiros

Evento itinerante chega a Fortaleza e reúne especialistas para debater a modernização do setor e a troca de experiências

19/09/2025 09h59
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Evento debateu temas voltados para a cultura de inovação no setor portuário - Foto: Vosmar Rosa/MPor
Evento debateu temas voltados para a cultura de inovação no setor portuário - Foto: Vosmar Rosa/MPor

A 4ª edição da Caravana da Inovação Portuária foi realizada nesta quinta-feira (18), em Fortaleza (CE), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento contou com quatro painéis que debateram diversos temas voltados para a cultura de inovação no setor portuário.

As discussões sobre tecnologia e inovação abordaram a necessidade de novas competências para os trabalhadores portuários, em resposta às exigências do mercado. Cristina Castro, da Superintendência de Estudos e Pesquisas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), enfatizou a importância de investir em capacitação profissional. "Quando falamos de terminais de contêineres, por exemplo, estamos falando de mais digitalização, mais tecnologia e necessidade de capacitação. São pessoas que precisam ser formadas de uma maneira diferente do que era no passado, e para isso é necessário investimento educacional", pontuou.

Continua após a publicidade

Guilherme Muchale, do Observatório da Indústria da FIEC, discutiu os desafios portuários atuais sob a perspectiva do ecossistema cearense de inovação e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diretor Tetsu Koike no evento
Diretor Tetsu Koike no evento

No painel sobre "A proteção da propriedade intelectual como parte da estratégia das autoridades portuárias inovadoras", Elton Ferreira, assistente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), declarou: "Já temos autoridades portuárias públicas que possuem sua própria política de propriedade intelectual, como o Porto de Suape, no Recife, que registrou um software de gestão portuária e, com isso, poderá vendê-lo e compartilhá-lo com outros complexos portuários". Ele destacou a importância desse avanço para o conhecimento e o aumento da receita. Francisco Fábio Cavalcante, chefe do escritório regional do INPI no Ceará, também participou da conversa.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Márcia Noronha, destacou o papel das políticas públicas no estímulo à inovação. Ela citou a criação de uma linha de financiamento com condições especiais para indústrias em complexos portuários e Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) na região Nordeste. A secretária também mencionou o lançamento de editais para impulsionar o desempenho industrial exportador e conceder incentivos econômicos para projetos de inovação de pequenas e médias empresas voltados às soluções para o setor portuário.

Encerrando a 4ª edição da Caravana, os painelistas falaram sobre a inserção de startups no mercado de inovações portuárias. O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, resumiu os objetivos do evento. "Encerramos este evento com muita riqueza, com muitas boas ideias e projetos que vão surgir a partir de agora", disse ele.

Sobre a iniciativa

A Caravana da Inovação é uma iniciativa itinerante organizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export. O objetivo é fortalecer parcerias e promover melhorias operacionais nos portos brasileiros.

Recife (PE), Salvador (BA) e Maranhão (MA) já receberam a ação. Em outubro, será a vez do Rio de Janeiro (RJ) sediar o evento.

Saiba mais em:www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/caravanas-da-inovacao-portuaria

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.