Nesta sexta-feira, 19, crianças das turmas de maternal I do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke em Palmas, estão aprendendo sobre o fascinante mundo das abelhas, com o apicultor Jackson Gama, por meio de uma experiência educativa e lúdica.
O bate-papo acontece nos turnos da manhã e da tarde, com exposição de diversos itens utilizados na prática da apicultura, como roupão, luvas, botas, fumigador, saca quadros, além de exemplos de produtos derivados das abelhas: cera bruta, velas, mel em favos envasado, própolis e pólen. Duas colmeias com abelhas sem ferrão também estão sendo apresentadas às crianças, despertando curiosidade e encantamento. Como o pequeno José Pedro Mendanha, de 3 anos, que testou o conhecimento dos demais colegas. “Sabia que a abelha faz mel na casinha dela e que o mel é doce?”
Idealizadora do projeto, a professora Thalyne Freitas conta que a atividade surgiu a partir do projeto ‘Bichinhos do Jardim’, desenvolvido ao longo do ano com a turma. Nos últimos dias, o interesse dos pequenos aumentou quando encontraram uma colmeia no espaço escolar. “As crianças começaram a questionar sobre as abelhas, então aprofundamos o tema para explicar a importância delas. É o bicho mais importante do mundo, porque sem elas não existe vida. A atividade com o apicultor foi pensada justamente para mostrar as abelhas de perto para as crianças”, destacou a professora.
Para o apicultor Jackson Gama, a experiência foi inédita e enriquecedora. “É a primeira vez que faço uma palestra para crianças tão pequenas. Normalmente, me preparo para públicos maiores, mas foi muito proveitoso. Eles ficaram muito curiosos, cada um do seu jeito, e isso mostra como é importante despertar o interesse desde cedo para a preservação da natureza”, disse.
Texto: Vania Machado
Edição: Denis Rocha
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 28° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 28° Máx. 39°
Parcialmente nublado