Na manhã desta quarta-feira, 24, os produtores da horta comunitária do setor Santa Bárbara participaram da primeira visita técnica promovida pelo Instituto de Políticas Públicas Brasil Digital. A ação marca o início do trabalho de preparação para o ciclo de oficinas que será realizado em todas as hortas comunitárias da Capital, por meio da Prefeitura de Palmas, via Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi).
Durante a visita, os agricultores receberam orientações sobre compostagem, transplantio, produção de mudas, adubação, correção do solo e uso de produtos orgânicos no combate a pragas, entre outros temas.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto, César William, as oficinas terão início em outubro e serão estruturadas conforme a realidade de cada horta. “Estamos primeiro realizando as visitas in loco para, a partir desse diagnóstico, elaborar as oficinas adequadas às necessidades específicas de cada unidade”, explicou.
O horticultor Vilmar Martins, que há seis meses cultiva coentro, cebolinha e alface na horta do Santa Bárbara, avaliou positivamente a iniciativa. “Acredito que essa capacitação vai somar bastante. Essas orientações sobre o manejo do solo e o uso de defensivos orgânicos são muito importantes para nós”, destacou.
O gerente das hortas comunitárias de Palmas, Antônio Luiz, reforçou que a capacitação servirá para orientar os produtores sobre limpeza, plantio, adubação e controle de pragas. Ele explicou ainda que na primeira visita foram identificadas ocorrências comuns nesta época do ano, como pulgões e a mosca branca.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha
Mín. 24° Máx. 39°
Mín. 27° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 28° Máx. 38°
Tempo nublado