Na manhã desta segunda-feira (29), usuários relataram dificuldade para acessar o sistema de pagamentos do Pix. De acordo com o Banco Central, o sistema de pagamentos em tempo real teve uma instabilidade por questões técnicas no mecanismo de consulta às chaves. "O Banco Central atuou prontamente e a intercorrência já foi sanada", disse o BC em nota.
Criado em 2020, o Pix é um meio de pagamento que está disponível para todos os residentes no Brasil, brasileiros e estrangeiros, pessoas físicas e empresas, que têm como único requisito a abertura de uma conta em um banco, numa fintech ou numa instituição de pagamento. Hoje, a plataforma tem 168 milhões de usuários e movimenta cerca de R$ 2,5 trilhões por mês.
Usado por cerca de 75% da população brasileira, o Pix é o principal método de transferência de recursos entre contas. Desde o ano passado, segundo dados do próprio BC, ele responde por quase metade do total de transações de pagamento realizadas no Brasil, à frente de pagamentos com cartões de crédito ou débito, por exemplo.
Economia Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais
Economia Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Economia Câmara conclui votação de projeto sobre streaming; texto vai ao Senado
Economia “Dia muito importante para o Brasil”, diz Haddad sobre isenção do IR
Economia BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela terceira vez seguida
Economia Gestão do seguro-defeso passa oficialmente ao Ministério do Trabalho Mín. 24° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 40°
Parcialmente nublado