O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, sancionou neste domingo, 5, durante solenidade na Praça dos Girassóis em comemoração aos 37 anos de criação do Estado do Tocantins, a lei que renomeia a Avenida Teotônio Segurado para Avenida Siqueira Campos. A medida homenageia o fundador do Tocantins e idealizador da Capital, José Wilson Siqueira Campos, e consolida um gesto histórico de reconhecimento ao legado do líder político que sonhou e construiu Palmas.
Com mais de 25 km de extensão, a avenida é a principal via da cidade e liga Palmas de norte a sul. “Estamos apenas cumprindo a história. A Avenida Siqueira Campos nasce como a maior avenida dentro de um mesmo município no Brasil. Receber esse autógrafo de lei é motivo de emoção e gratidão. De onde estiver, sei que meu pai estará feliz. Nada mais emblemático do que sancionar esta lei no dia do aniversário do Estado, eternizando o nome de quem sonhou e construiu esta cidade”, afirmou o prefeito.
Em seu discurso, Eduardo relembrou o processo que originou a lei de denominação da avenida, destacando que a ideia não é recente. “Nos idos de 2009 governava esta cidade Raul de Lustosa Filho. Ele decidiu enviar para o Legislativo Municipal uma lei que denominava a Avenida Teotônio Segurado como Avenida Siqueira Campos. A Câmara aprovou, mas não foi implementada à época, pois meu pai, tomado de emoção, fez uma resposta de punho, escrita em um cartão: ‘Recebo essa homenagem como reconhecimento por ter dado ao Tocantins este rosto jovem e moderno, a nossa querida Palmas. Agradeço, no entanto, deixo a adoção e implementação da presente medida para aquele que estiver na cadeira de prefeito quando eu tiver partido. Não me peçam para faltar à história’.”
O prefeito também mencionou outro tema de forte valor simbólico para a história tocantinense. “Ao sancionar esta lei, também toco num assunto que me incomoda, algo que incomodaria Siqueira Campos. Fui ao presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, e levei aos deputados estaduais um pedido do meu pai: não permitam que mudem o nome do Palácio Araguaia. O Estado é Tocantins e o Palácio é Araguaia. Sou muito grato aos deputados por homenagearem meu pai, mas peço que devolvam o nome original ao Palácio.”
Em tom conciliador e de reconhecimento, Eduardo fez ainda um novo apelo por homenagens a outras figuras históricas. “O segundo governador deste Estado está vivo e merece ser homenageado também. Penso que a ponte que liga Palmas a Luzimangues não teria um nome melhor do que Ponte Moisés Nogueira Avelino `.”
Durante a solenidade, o governador do Estado, Laurez Moreira, também discursou e destacou a importância do gesto. “Ele sempre lutou pelo Estado. Homens assim merecem toda a homenagem.”
Eduardo destacou, por fim, que a homenagem não diminui a importância de Joaquim Teotônio Segurado, personalidade fundamental na história e na luta pela criação do Tocantins. Ele lembrou que a sede do Poder Executivo Municipal, o Paço Municipal, já leva o nome de Teotônio Segurado, mantendo viva sua memória e legado na Capital.
Texto: João Lino Cavalcante
Edição: Juliana Matos
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 27° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 28° Máx. 40°
Tempo limpo