Por Ascom Semeg
Ação cultural valorizou a identidade tocantinense e incentivou a leitura nas escolas municipais
Foi realizada na noite desta segunda-feira, 06, em Gurupi, uma ação cultural e educacional com a realização da segunda edição do Projeto “Tocantins e Suas Belezas Naturais”, iniciativa contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91 – Lei Rouanet) e patrocinada pela Auto Via Fiat. O lançamento oficial ocorreu no Centro Cultural Mauro Cunha, com uma palestra formativa cultural voltada a professores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal de ensino. A palestra foi ministrada pelo poeta, professor e pesquisador Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, autor da coletânea que inspirou a ação.

A formação teve como objetivo enriquecer o trabalho educacional sobre a história, a biodiversidade e a cultura do Cerrado brasileiro, especialmente do Tocantins, promovendo ainda a integração com novas tecnologias, como a inteligência artificial.
“Este projeto valoriza a identidade local e fortalece a educação de nossas crianças, oferecendo livros, formações e atividades que aproximam a comunidade escolar da riqueza natural e cultural do Tocantins”, destacou Leonardo Póvoa.
O secretário municipal de Educação, Samuel Martins, participou do evento e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do ensino e para o incentivo à leitura nas escolas. “Essa ação soma-se aos esforços da nossa rede para despertar o interesse dos estudantes pela leitura e pelo conhecimento sobre o lugar onde vivem. Quando o aprendizado dialoga com a cultura local, ele se torna mais significativo e inspirador para as crianças e professores”, afirmou o secretário.
Sobre o projeto
O Projeto Tocantins e Suas Belezas Naturais contemplou a distribuição gratuita de 10 mil livros infantis em escolas da rede pública, além da formação de profissionais da educação e da realização de ações de difusão literária em diversos municípios tocantinenses.
Em Gurupi, foram 1.400 livros doados às escolas municipais, fortalecendo o acervo pedagógico e o trabalho dos educadores em sala de aula.
As obras apresentaram personagens infantis que conduziram os leitores a conhecer a fauna, a flora e os elementos do Cerrado, de maneira lúdica, educativa e integrada às práticas escolares.
A iniciativa teve como missão democratizar o acesso à leitura, estimular a formação de leitores em fase de alfabetização e fortalecer o vínculo entre educação, cultura e meio ambiente. Além dos livros impressos, o projeto ofereceu versões digitais gratuitas, vídeos acessíveis e músicas nas plataformas digitais, ampliando o alcance e a inclusão das ações.
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