O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), iniciou nesta quinta-feira, 9, mais um curso sobre componentes de vigilância para febre aftosa, voltado a servidores da Agência de todas as regiões do estado. A qualificação, que segue até a sexta-feira, 10, ocorre no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Palmas.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância desta qualificação após a conquista do certificado de zona livre da febre aftosa sem vacinação. “Alcançamos o nosso objetivo que era nos tornarmos livre da aftosa sem vacinação e, agora, vamos trabalhar para manter esta conquista. Por isso, precisamos realizar constantemente as vigilâncias ativas e, para isso, vamos qualificar os nossos servidores”, destacou Paulo Lima.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que o objetivo do curso é capacitar os servidores sobre as ações de vigilância em febre aftosa, atendendo exigências e orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No curso, são abordados temas como: contextualização da Febre Aftosa; vigilâncias preconizadas pela OMSA; vigilância em Febre Aftosa no Brasil; integração entre vigilância e controle; introdução às atividades práticas; atividade prática: resolução dos casos simulados, entre outros.
Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 25° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 34°
Chuvas esparsas