A Prefeitura de Palmas deu mais um passo na implantação do Parque Urbano Linear Parque dos Pioneiros, nesta segunda-feira, 13, em encontro com gestores municipais e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participaram da primeira missão técnica voltada à estruturação das ações do programa.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempu), Frederico Mendes, a parceria com o banco marca o início de uma nova fase do projeto. “A gente acabou de dar início à primeira missão do BID aqui para o projeto de Resiliência Climática e Desenvolvimento Urbano Integrado no Córrego Machado, que é o nosso Parque dos Pioneiros. Agora é o momento em que, pela primeira vez, a equipe que representa o banco vem à cidade para poder conhecer um pouco mais o programa e também coletar informações”, explicou.
Segundo Mendes, a expectativa é que, ao fim da missão, seja elaborado um documento chamado perfil do projeto, que, após a aprovação do banco, permitirá o início da aplicação dos recursos na área. Ele destacou ainda que o trabalho envolve diferentes áreas de atuação, contando com equipes técnicas da Prefeitura e especialistas do BID.
“Como o projeto envolve diversas áreas, temos muitos técnicos da própria Prefeitura como consultores do BID para dar conta dos vários aspectos do programa. Esse é um momento em que damos praticamente o pontapé inicial com o banco e, durante os próximos meses, estaremos formalizando documentos que, ao final, resultarão na minuta do contrato de empréstimo para a execução intensiva das intervenções”, complementou o engenheiro.
Para o secretário municipal de Planejamento Urbano, Israel Henrique de Melo, “o Parque dos Pioneiros vai além de um equipamento urbano, representando uma transformação social e da paisagem urbana, trazendo atenção e oportunidades para uma região carente e deixando um legado significativo para a cidade.”
O projeto
A iniciativa faz parte do Palmas Mais Resiliente, um conjunto de ações estratégicas da gestão municipal voltadas à recuperação ambiental, regularização fundiária e requalificação urbana, além de obras de drenagem e pavimentação nos bairros Aureny II e III. O objetivo é transformar a região, promovendo desenvolvimento sustentável, inclusão social e melhoria na qualidade de vida da população.
Texto: Ana Júlia Mota – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 27° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 27° Máx. 39°
Tempo nublado