O Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta segunda-feira, 3, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 25/26. A ação segue até o dia 28 de fevereiro de 2026 e tem como ponto alto o Dia D de Mobilização Nacional, marcado para 29 de novembro, quando todas as cidades do estado intensificarão as ações de imunização nos postos de saúde e em pontos estratégicos.
O objetivo é reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da gripe, além de aliviar a demanda nos serviços de saúde durante o período de maior circulação de doenças respiratórias. A vacina usada nesta campanha foi atualizada e protege contra as cepas mais recentes do vírus influenza.
Devem se vacinar os grupos considerados prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Também estão incluídos puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas com doenças crônicas, entre outros grupos com maior risco de complicações.
Vânio Rodrigues, secretário de Estado da Saúde, reforçou o papel da vacinação na proteção da população tocantinense. “Vacinar é um gesto de cuidado e responsabilidade. A SES-TO, junto com os 139 municípios, está mobilizada para garantir que todos os grupos prioritários tenham acesso à vacina com segurança e agilidade. Cada dose aplicada é uma barreira contra o vírus e um passo importante para um Tocantins mais saudável”, destacou.
O enfermeiro da área técnica de Imunização da SES-TO, Gustavo Henrique explicou que a estratégia de vacinação contra a influenza é uma ação fundamental de saúde pública, especialmente aqui na região norte, onde as condições climáticas favorecem a circulação de vírus respiratórios durante todo o ano. “O objetivo é proteger principalmente os grupos mais vulneráveis e evitar complicações e internações. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. Reforçamos o chamado para que a população procure as unidades de saúde e se vacine. A proteção individual fortalece a proteção coletiva e a saúde pública como um todo”, afirmou.
A orientação é que os municípios realizem ações extramuros, contemplando escolas, comunidades rurais e áreas de difícil acesso, e promovam campanhas de conscientização locais, com o objetivo de alcançar a meta de vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.
Vigilância de síndromes gripais
O Tocantins possui duas Unidades Sentinelas de Síndrome Gripal que estão localizadas no em Palmas, nas Unidades de Pronto Atendimento da região norte e sul. Além da vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) realizada em 35 hospitais, sendo 25 públicos e 10 privados que possuem capacidade de assistência aos casos de SRAG.
Tocantins Governo do Tocantins realiza captação de órgãos após autorização da família de doador
Tocantins Governo do Tocantins reforça a importância da conscientização sobre a prematuridade
Tocantins Governo do Tocantins promove ações de conscientização sobre a saúde do homem
Saúde Campanha alerta para riscos da diabetes à visão
Saúde Maternidade da UFRJ é referência no acolhimento ao luto gestacional
Saúde Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 39°
Chuva